Global Mobile Awards: Oi concorre a prêmio em Barcelona

Operadora concorre na categoria Best Mobile Network Product or Solution for Serving Customers, com uma solução inovadora para clientes de pré-pago

Por: - 5 anos atrás

A Oi é uma das cinco finalistas do Global Mobile Awards 2015, o maior congresso de tecnologia e inovação para serviços e produtos móveis do mundo, que acontece de 2 a 5 de março em Barcelona.

A operadora está concorrendo na categoria Best Mobile Network Product or Solution for Serving Customers, com o case USSD ? Novo Canal Interativo de Relacionamento, ao lado das empresas Etisalat, Alcatel-Lucent, VimpelCom e Huawei.

Ao todo, foram mais de 800 inscrições de empresas de diversos segmentos da indústria de telecom. Ao longo dos 20 anos de existência, o prêmio já contemplou diversas companhias como AT&T, Facebook, Vodafone Foundation e Apple.

O case diz respeito ao lançamento, pela Oi, no segundo semestre de 2014, do canal interativo *880#, que disponibiliza serviços como consulta de saldo e bônus, compra de pacotes de SMS e dados e recargas para linhas pré-pagas por meio da tecnologia USSD.

O serviço é totalmente gratuito e funciona como um app, mas direcionado a feature phones (aparelhos mais simples que os smartphones). Ligando para o shortcode *880#, o cliente tem acesso a um menu interativo e de fácil utilização, que aparece na tela de seu celular (foto). Ao digitar os números do menu e ?navegar? pelas opções disponíveis, o cliente não consome créditos nem bônus do seu pré-pago, tampouco sua franquia de dados.

oiconsumidormoderno

O USSD (Unstructured Supplementary Data) é um protocolo que oferece serviço interativo e que está disponível para todos os aparelhos GSM. Uma das principais diferenças para o SMS, por exemplo, é que o USSD permite mensagens de texto mais longas e as respostas são instantâneas (sem delay); e, diferentemente de um aplicativo, a tecnologia não depende de acesso à rede de dados para funcionar.

Leia mais:

As tecnologias mais amadas em 2015 (e as esquecidas)

WhatsApp pode ser banido do território brasileiro?

Google anuncia Android Pay