Empreendedorismo feminino no Brasil: os números do poder

Com um mercado de trabalho que oferece condições desiguais para homens e mulheres, empreender é preciso

Infelizmente a igualdade de gêneros não é uma realidade no mercado de trabalho.  Segundo dados divulgados pelo Fórum Econômico Mundial, em um ranking que compara a igualdade de gêneros entre os países, em 2014, no que se refere à equiparação dos salários, o Brasil ficou com a 71ª colocação, caindo nove posições em relação a 2013, quando estava na 62ª. De acordo com o relatório, o país apresentou uma “ligeira queda na igualdade salarial e renda média estimada” para o sexo feminino.

Por esse motivo, empreender é preciso. Um estudo inédito da Serasa Experian revela que o Brasil possui 5.693.694 mulheres empreendedoras. Isso significa que 43% dos donos de negócios do país são do sexo feminino, e 57% são homens. Além disso, o estudo apontou alguns fatos curiosos. Por exemplo: Maria, Ana e Marcia são os nomes mais comuns entre as empreendedoras brasileiras, e a maioria delas é do signo de Áries.

mulheres empreendedoras signos

 

Uma recente pesquisa do PayPal feita entre mulheres empresárias e proprietárias de um negócio próprio (há menos de três anos) e mulheres que querem abrir os seus próprios negócios,  nos Estados Unidos, China, França e México, indicam que metade delas, efetivamente, descreve-se como ?otimista?.

Para elas, há muito que fazer e poucas são as barreiras para o seu sucesso profissional. A independência financeira é outro grande motivador do exército feminino. O fator é citado por 64% das norte-americanas, 62 % das mexicanas e 47 % das chinesas.

No Brasil, uma nova geração de mulheres chega ao mercado não apenas nos modelos tradicionais de negócios, mas também na internet, em que o e-commerce brasileiro ? segundo um levantamento IPSOS e PayPal ? movimentou no ano passado perto de R$ 70 bilhões e deverá bater em R$ 93 bilhões em 2016, segundo Gabriela Szprinc, responsável pela área de Pequenas e Médias Empresas de de Organizações Não Governamentais do PayPal Brasil.

?A energia para fazer acontecer está disseminada, de norte a sul, no Brasil, na América Latina, e ao redor do mundo. Definitivamente, não se limita a comemorações do Dia Internacional das Mulheres. Mas sempre vale a pena comemorar e convidar novas candidatas a assumirem um papel de liderança na economia?, afirma Gabriela.

A Serasa Experian reuniu as maiores curiosidades sobre o empreendedorismo feminino no Brasil. Veja o infográfico com outras informações:

mulheres empreendedoras cm

Infográficos | Fernanda Pelinzon

 

Leia mais:

Mulheres dominarão postos de trabalho e ganharão maiores salários

Mulheres priorizam equilíbrio entre carreira e vida pessoal

Superação feminina: mercado e as mulheres mastectomizadas




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS