Seu xixi pode ser uma fonte de energia limpa

Projeto desenvolve banheiro que usa urina para gerar energia e a Universidade da Inglaterra testa o protótipo de mictório para viabilizar eletricidade em campos de refugiados

Por: - 5 anos atrás

A urina pode gerar eletricidade, provam pesquisadores da Universidade do Oeste da Inglaterra, em Bristol, e agência humanitária internacional Oxfam. Para isso, eles criaram um projeto em parceria que resultou em um protótipo de mictório para a captação de xixi.

Ioannis Ieropoulos, diretor do Centro de Bioenergia de Bristol, revela que sua equipe já havia descoberto essa nova possibilidade de geração de energia. “Este projeto emocionante com a Oxfam poderia ter um enorme impacto em campos de refugiados”, considera o especialista.

As primeiras notícias de que a eletricidade poderia ser gerada a partir de células de combustível microbianas surgiram em 2013. Naquela época, era possível alimentar um telefone móvel com a fonte.

Agora, espera-se que o chamado ?pee-power? (energia movida a xixi, em tradução livre) possa captar energia suficiente para acender quartos em campos de refugiados.

Os envolvidos no projeto convidam pessoas para usarem o mictório e doar xixi. Estrategicamente, o gerador de energia foi posicionado perto de um bar. Nele, é captado xixi o suficiente para gerar eletricidade capaz de alimentar a iluminação interna da Universidade de Bristol.

Fonte: Portal CMais.

Leia mais:
Fluxo de água na tubulação gera energia limpa
Energia limpa: momento mais que propício ao investimento
Energia limpa: benefícios para quem a produzir e vender excedente