Em meio ao apagão, uma luz sustentável e criativa

Bateria de lítio-íon é solução sustentável para a crise energética ? em casos de apagão e blackout

A Electra Service está lançando no Brasil um novo sistema de backup e reserva de energia elétrica por meio da utilização de baterias especiais de lítio-íon MLI Ultra da empresa holandesa Mastervolt. Esta nova tecnologia de baterias, aliada a modernos equipamentos inversores e carregadores, permite manter o fornecimento de energia elétrica constante em situações de blackout ou apagões, por um intervalo de tempo a ser definido pela quantidade de bateria do sistema.

A solução da Electra Service é totalmente verde, não polui, não usa combustíveis fósseis, é 100% renovável e pode ser instalada em ambientes fechados como: ambulatórios, centros médicos,  centrais e sistemas de segurança, residências, apartamentos de alto padrão; e também em unidades móveis como veículos de edição e transmissão de emissoras de TV, e ambulatórios ou consultórios médicos móveis  que necessitam se deslocar até áreas onde não podem permanecer usando geradores ?barulhentos? e poluentes.

O sistema recebe alimentação da rede elétrica e mantém um banco de baterias de lítio-íon constantemente carregado.  As cargas ou equipamentos ligados a ele podem ser divididos em dois grupos, sendo um com alimentação ininterrupta, como se fosse um ?no-break?, e outro que pode ter uma interrupção de até 1 ms (milissegundo).  

Quando há blackout ou apagão, o sistema passa a usar a energia armazenada nas baterias. O grupo de equipamentos ligados na saída “no-break” é mantido alimentado sem qualquer interrupção; já o outro grupo de cargas sofre uma pequena interrupção (“short break”) e também passa a ser alimentado pelas baterias.  A autonomia do sistema dependerá da quantidade de baterias que forem instaladas.

Este tipo de solução é sob medida para pequenos ambulatórios médicos instalados em edifícios sem gerador de emergência, ou naqueles em que o gerador de emergência atende somente as áreas comuns. A possibilidade de instalação do sistema dentro de uma pequena sala ou armário garante que os procedimentos em andamento não sejam interrompidos pela falta de energia da concessionária. O mesmo conceito pode ser aplicado em apartamentos de alto padrão. Esta solução, por não ser poluidora, emitir ruído ou ainda, por não necessitar de combustível, pode facilmente ser instalada dentro de qualquer ambiente interno. Energia limpa, sustentável e livre de manutenção.

Tecnologia verde
O conceito de acumular energia em baterias não é propriamente algo novo, porém a tecnologia existente inviabilizava este tipo de solução. As baterias eram pesadas, soltavam gases tóxicos e até explosivos quando em carga, não podiam ser guardadas em ambientes confinados e não aceitavam uma carga rápida sem comprometer a sua vida útil.

As novas baterias de lítio-íon têm mais de três vezes a capacidade das baterias convencionais por peso e por volume. Isso equivale a dizer que reduzimos peso e volume em um terço em relação à tecnologia anterior. A vida útil é até seis vezes maior e a capacidade de permitir recarga até nove vezes mais rápida do que as baterias convencionais, sem soltar gases, faz esta tecnologia ser ideal para este tipo de aplicação.

O sistema que a Electra Service traz ao mercado, ainda permite que as baterias sejam carregadas por painéis solares ou ainda a instalação de geradores adicionais, que somente entrariam em operação horas depois do blackout, quando o sistema de baterias estivesse totalmente descarregado. Segundo dados compilados do ONS (Operador Nacional do sistema Elétrico) o tempo para o retorno de fornecimento de energia tem subido de 65 minutos em 2012, para 93 minutos em 2013  e, finalmente, 114 minutos em 2014.  Os sistemas que a Electra Service oferece podem ser dimensionados para até várias horas de suprimento.  Para estes tempos médios de retorno da energia da concessionária, mesmo que em ascensão, os sistemas da Electra Service se adaptam perfeitamente sem a necessidade de geradores adicionais.

Um sistema e não apenas um produto
?O sistema que oferecemos acumula energia adquirida da rede elétrica para usá-la mais tarde, em caso da falta da mesma, ou em veículos que têm de operar de maneira autônoma. Em ambos os casos, o objetivo é não depender da rede elétrica e não utilizar geradores que usem combustíveis fósseis, poluem ou façam barulho. No caso de sistemas instalados em apartamentos, consultórios e ambulatórios médicos, o sistema supre a falta de energia da rede elétrica por horas, podendo ser instalado dentro das unidades?, afirma o empresário Roberto Brenner, fundador da Electra.

Ele é enfático ao afirmar que essa é a única solução possível quando um edifício não tem geradores ou os que possui são apenas para as áreas comuns. Outras aplicações do sistema são unidades remotas de transmissão de dados, repetidoras de sinal de TV ou de celular e em lugares distantes ou de difícil acesso, onde há constates faltas de fornecimento de energia por parte das concessionárias. Neste caso, o sistema aposenta o uso de geradores que necessitam manutenção e checagem periódicas. O sistema não é só completamente livre de manutenção, mas também permite acesso remoto via GSM ou internet para análise e diagnósticos.

?Nós vendemos um sistema, não só um produto. É um sistema de baterias, carregador e inversor inteligentes?, encerra Brenner.

Características do produto:
?    Silencioso;
?    Não poluente;
?    Sem emissão de fumaça ou cheiro;
?    Baixo peso e volume
?    Pode ser instalado em ambientes fechados.

Vantagens:
?    Isola e separa o sistema elétrico dentro do ambiente da rede elétrica que alimenta a edificação;
?    No-break para os sistemas críticos, computadores, equipamentos médicos e monitoração de dados;
?    Interrupção de energia inferior a 15 segundos para os outros sistemas não críticos;
?    Fornece energia de qualidade, com forma de onda senoidal pura, sem ruídos, preservando equipamentos mais sensíveis.

Preço: O produto é trazido ao Brasil sob encomenda e seu preço depende da capacidade do sistema, da potência e das necessidades do cliente. Um sistema básico de 5 kVA/hora custa a partir de R$ 65 mil.

Onde encontrar: www.electraservice.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Leia mais:
Fluxo de água na tubulação gera energia limpa
14 dicas para diminuir o consumo de energia
Apague a luz, a energia (também) corre risco
 






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS