Núcleo SENAI de Sustentabilidade: um case de sucesso

Construção a seco, reaproveitamento da água e captação de energia solar são destaques das soluções encontradas para a edificação

Cada vez mais surgem detalhes e soluções sustentáveis em edifícios e casas, desde escolha de placas fotovoltaicas, cisternas d?água ou até automação luminotécnica. Mas já imaginou construir um edifício totalmente ecológico chegando muito próximo da autossuficiência? Esta foi uma iniciativa do Senai, em parceira com a Tecverde e a empresa Arqbox, nascendo assim: o Núcleo SENAI de Sustentabilidade.

Localizado em Curitiba (PR), este edifício serve hoje como local de pesquisa sobre sustentabilidade em vários âmbitos. ?O projeto nasceu com o viés sustentável, ou seja, o prédio deveria ser, desde sua obra até a posterior manutenção, o mais autossuficiente possível, não somente no setor ecológico, mas também no social e econômico. Na finalização pudemos verificar que a operação do edifício não gera custo e sim economia, pois com relação à água e energia ele é totalmente autossuficiente?, explica Jacksson Depoli, arquiteto da Arqbox, empresa responsável pelo projeto arquitetônico.

Durante o processo, as soluções adotadas foram: a construção a seco com sistema woodframe, fachada ventilada, telhado verde, posicionamento e dimensão de aberturas, captação de energia solar, reaproveitamento de água da chuva, automação aliada à eficiência do uso de luminárias e sistemas elétricos.

Ressalta-se neste projeto a construção a seco, chamada assim por ser realizada com o sistema woodframe e utiliza uma quantidade de água consideravelmente menor do que uma obra convencional. ?Além disso, com este processo a seco existe um menor número de transformações químicas o que resulta na baixíssima geração de CO2?, explica o engenheiro civil da Arqbox, Marcelo Azuma.

Todo este processo de idealização, projeto e construção, resultou na premiação do RCE Awards 2014, ocorrido em Okayama no Japão, realizado pela Universidade das Nações Unidas (UNU-IAS), que reconhece projetos de destaque na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD).

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Leia mais:
GBC Brasil recebe líderes de 28 países em conferência
Teleperformance: primeiro mobiliário ecológico do mercado
Construções com certificado LEED deixaram de ser novidade
 






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS