Cinco tendências comportamentais inevitáveis

Parece que a involução é pouco provável em alguns aspectos da vida humana. Conheça os mais relevantes

O futuro é hoje. Parece propaganda de banco (talvez seja), mas o intervalo entre presente e futuro está cada vez menor.

E evoluir é inevitável.

Alguns fatores são gritantes e parecem inexoráveis no mundo atual e nos próximos anos.

Veja alguns deles, apresentados durante o evento South By Southwest, em Austin.

1. Empoderamento feminino
Um dos temas mais recorrentes é o poder das mulheres. Da princesa Reema da Arábia Saudita, empreendedora e que luta pelos direitos das femininos às mulheres do mercado de tecnologia no Vale do Silício, parece que calar não é mais uma opção para quem carrega os cromossomos XX.

2. O tabu da privacidade
Outro tema que ganhou voz e não parece calar tão cedo é a questão da privacidade e proteção de dados. O big data, tema diretamente relacionado, hoje é abordado muito mais do ponto de vista da legalidade e privacidade. A internet das coisas também está diretamente ligada a essa preocupação. E isso está absolutamente em alta. Como diria o ?guru da segurança?, Bruce Schneier, ?o preço da liberdade é a possibilidade do crime?.

3. A importância da juventude
Crianças que programam, millennials como forças reais no mercado de trabalho e de consumo e uma nova realidade definida por eles. E os paradigmas que devem ser mudados de quem manda e quem obedece. Será que alguém deve mandar e obedecer?

4. O super herói dentro de cada um
Salvar o mundo é dever de todos. E o empoderamento por meio da tecnologia prova que isso é possível, simples e uma tendência comportamental forte na era da confiança e compartilhamento. De mensagens de texto motivacionais a levar agua limpa a comunidades voluntariamente, o futuro é o heroísmo.

5. Design em tudo e para todos
A ideia de design transcendeu a estética e tornou-se um conceito de facilidade e otimização de tudo e em todas as esferas da vida. Da criação de conteúdo jornalístico e publicitário, até as relações humanas, o designer é você. Seja você o que for.






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS