St Patrick?s Day na Irlanda, no Brasil e no mundo

Não é brasileiro, norte-americano nem canadense. O feriado de São Patrício é irlandês

A data é uma homenagem ao Santo Padroeiro da Igreja Católica na Irlanda, que tinha como missão pregar o cristianismo na região. De acordo com registros, St. Patrick?s nasceu na Grã-Bretanha e foi capturado e escravizado por piratas irlandeses. Patrício conseguiu se libertar e ingressou sua vida religiosa no mosteiro de Ésir, na França. Anos mais tarde, foi convidado para retornar à Irlanda como bispo para evangelização das pessoas.

Acredita-se que Patrick tenha morrido no dia 17 de março de 461. Curiosamente, o primeiro desfile em homenagem ao padroeiro, realizado em 1762, foi em Nova York, nos EUA, com a participação de soldados irlandeses a serviço do Exército britânico.

Além de Irlanda e EUA, destino de 4,5 milhões de imigrantes irlandeses entre 1820 e 1930, outros países como Inglaterra, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Cingapura e Rússia também comemoram a data. Por aqui, não há desfiles, mas diversos bares em várias cidades brasileiras prometem uma programação especial por conta do “Saint Patrick’s Day”.

Só nesse ano a cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, comemorou a tradicional festa alemã pela primeira vez. Já Belo Horizonte, capital mineira, tem a maior festa de St. Patrick do país. Cerca de 9 mil pessoas estiveram no estacionamento do Parque das Mangabeiras, na Região Centro-Sul. Com camisetas verdes, os jovens faziam referência a Leprechaun, um duende que, no folclore celta, é o sapateiro das fadas.

Em São Paulo o duende conhecido como leprechaun foi adotado pelo aplicativo 99Taxis para guiar os veículos da capital e presentear os passageiros com corridas gratuitas. Serão nove taxistas com cartola e camisa verdes, orelhas pontudas e cachimbo espalhados pela cidade. Eles carregarão potes com moedas douradas de chocolate para serem distribuídas aos sortudos que solicitarem um táxi para ir ou voltar aos diversos bares e pubs de São Paulo com segurança e sem pagar nada.

Além disso, bares de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais comemorarão a festa tradicional irlandesa.

O’MALLEYS
Onde: Alameda Itu, n° 1.529 ? Jardins, São Paulo
Contato: (11) 3086-0780

LORD JIM PUB
Onde: Rua Paul Redfern, n° 44 ? Ipanema, Rio de Janeiro
Contato: (21) 2249-4881

SLAINTE IRISH PUB
Onde: Alameda Presidente Taunay, n° 436 – Batel (Curitiba)
Contato: (41) 3026-8701

SHAMROCK IRISH PUB
Onde: Rua Vieira de Castro, n° 32 – Parque Farroupilha (Porto Alegre)
Contato: (51) 3779-9016

THE BLACK SWAN ENGLISH PUB
Onde: Rua Manoel Severino de Oliveira, n° 592 – Lagoa da Conceição
Florianópolis)
Contato: (48) 3234-5682

O’RILLEY IRISH
Onde: 409 Sul Bloco C, loja 36 (Brasília)
Contato: (61) 3244-2424

Com informações dos portais Acessa, IG e UAI.

Leia mais:
As seis melhores Oktoberfest pelo mundo
Ano novo chinês: negócios e curiosidades
O perfil das novas gerações no mercado de trabalho

Tags:





ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS