Inteligência humana e artificial: robôs em prol dos humanos

Humanos e robôs não precisam competir. Podem coexistir e fazer do mundo um lugar melhor

Em uma era em que humanos temem cada vez mais a tomada de seus lugares pelas máquinas, alguns exemplares dos Homo sapiens sapiens resolveram colocar em prática a máxima: se você não pode com eles, junte-se a eles.

No Zoo Petting Robot, o pequeno zoológico de robôs do South By Southwest, alguns protótipos provaram que a inteligência humana aliada à inteligência artificial podem mudar o mundo. Ou torná-lo um lugar bem mais, veja só, humano.

Um dos exemplares é o meio de comunicação via balão, o Illumilloon. A proposta é empoderar comunidades em áreas de risco de desastres naturais, com um comunicador que pode ser disparado quando não há eletricidade ou meios de comunicação convencionais e pode diferenciar pedidos de socorros médicos e suprimentos.

O Illumiloon foi criado pelos estudantes da Universidade de Yale, Jane Smith, Edward Wang e Kamya Jagadish e é ainda um protótipo. A aderência, segundo Jane, pode ser mundial, já que a medida pode ser adotada por qualquer governo de qualquer lugar que tenha essas situações de risco.

Outro exemplo de como a tecnologia nos empodera é a humanidade aumentada e tecnologia vestível trazida pela Borgfest. Durante o evento, a empresa mostrou um robô voador que é ativado pela força do pensamento, por meio de um óculos-capacete, com sensores que captam as ondas cerebrais. Parece superficial, mas por trás disso existem próteses e dispositivos vestíveis que podem ser usados de maneira muito mais intuitiva.

O Bujold é um exemplo prático disso, muito usado durante os resgates do ataque ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, com uma câmera e capacidade de visualização que permite ter uma perspectiva privilegiada nas buscas.

Leia mais:
Como mensagens de texto podem melhorar o mundo?
Como podemos salvar o mundo com vinte dólares
Rodovias no futuro: inovação e sustentabilidade

 






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS