Anatel pode ter representante dos usuários no conselho

Projeto de Lei pretende colocar um representante dos usuários de telecomunicações no Conselho Diretor da Anatel

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara aprovou na última quarta-feira (18) o Projeto de Lei (PL) 7.529/2014, que reserva uma das cinco vagas do Conselho Diretor da Anatel para um representante dos usuários.

O autor do PL é o deputado César Halum (PRB-TO), em nota o portal da Exame o autor ressalta que passados quase 20 anos desde a criação da Anatel, é evidente que falhas têm ocorrido na regulação do setor de telecomunicações. E alega: “a qualidade da prestação dos serviços de telecomunicações está deixando muito a desejar, e os milhões de usuários dos serviços de telefonia no País têm sido extremamente prejudicados”.

Sendo aprovado, o projeto estabelece que o diretor seja indicado pelas associações representativas dos usuários.

Na justificação, o autor ressalta que passados quase 20 anos desde a criação da Anatel, é evidente que falhas têm ocorrido na regulação do setor de telecomunicações.

Halum afrima que o PL traz um mecanismo democrático de promoção da transparência e da participação direta da sociedade, “já utilizado na própria Anatel para a designação de dois dos membros do seu Conselho Consultivo”, informou à Eaxme.

O PL tramita em caráter terminativo nas Comissões e ainda terá de ser apreciado na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) e Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara antes de ser apreciado no Senado.

Fonte: Exame.

Leia Mais

Vigilância de dados: repressão e agressão à democarcia

Brasil tem a tarifa de celular mais cara da América Latina

Atendimento agora tem hora marcada






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS