Natura e FAPESP criam centro de pesquisa em bem-estar

Investimento em modelo de centro integrado inédito para uma empresa brasileira é de R$ 20 milhões em dez anos. Centro é uma parceria com a USP e UNIFESP

O investimento na implantação e na condução do Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano é de R$ 20 milhões em dez anos, divididos igualmente entre a Natura e a FAPESP, e com contrapartida equivalente das universidades. A sede do centro será na USP.

O objetivo das pesquisas será a estruturação de uma base sólida de conhecimento para a avaliação e promoção do bem-estar a partir da integração de diferentes áreas do conhecimento, como neurociência, psicologia positiva e psicologia social, ciências da saúde, humanas e sociais aplicadas.

?Este é um modelo único de centro integrado envolvendo uma empresa brasileira para investigar um tema que também é inédito na academia. O projeto está na vanguarda da inovação aberta e demonstra comprometimento de longo prazo da empresa e das instituições envolvidas?, diz Gerson Pinto, vice-presidente de inovação da Natura.

A proposta científica selecionada, divulgada pela FAPESP, foi submetida pela professora Emma Otta, do Instituto de Psicologia da USP. O projeto eleito traz a excelência técnica de um consagrado grupo de mais de 40 cientistas e suas equipes, atuando em áreas de conhecimento complementares em instituições de todo o Brasil, como USP, UNIFESP e Univresidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de instituições internacionais como New York University e Washington State University.

 ?Multidisciplinar e na fronteira do conhecimento, o novo centro combinará as melhores práticas dos programas Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), da FAPESP, para conectar a pesquisa científica com a inovação e transferência de tecnologia?, afirma Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

A Natura, líder do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil, tem a promoção do bem-estar como sua razão de ser e estuda internamente o tema. Com o novo centro de pesquisas, vai ampliar sua investigação de padrões culturais e sociais, que posteriormente podem ser aplicados em novos produtos, conceitos e serviços.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

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