20 exemplos de marcas que viraram sinônimos de produtos

Você chama de cereal ou de sucrilhos; leite em pó ou leite Ninho; lâmina de barbear ou Gillette?

Por: - 4 anos atrás

Alguns produtos tornaram-se referências no seu segmento de tal maneira que a marca torna-se o tipo. Isso pode ser bom, pelo fortalecimento da marca no imaginário do consumidor, mas tem seu lado ruim, porque produtos de qualidade inferior também podem ser associados a isso, além de a marca tornar-se refém de um produto só, que fica tão evidente que ofusca os outros itens oferecidos pela empresa.

Conheça alguns exemplos e suas histórias:

1. Maizena

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Com mais de 130 anos de história, a Maizena deu cor ao amido de milho: o amarelo da marca. Amido de milho é o nome que se dá à farinha feita do milho, e usada na culinária como substituto da farinha de trigo ou para o preparo de cremes, como espessante.;

 

2. Bombril

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Em 14 de janeiro de 1948, quando Roberto Sampaio Ferreira, inspirado nas lãs de aço fabricadas nos Estados Unidos, investe na ideia e funda a Abrasivos Bombril Ltda;

 

3. Gillette

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King Camp Gillette mandou as tradicionais navalhas para a aposentadoria ao criar a lâmina de barbear descartável no fim do século XIX, muito mais barata e que qualquer um era capaz de manusear para fazer a própria barba;

 

4. Xerox

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Há quase 110 anos a marca deu outro nome para a fotocópia. A marca é líder em tecnologia  para documentos e serviços;

 

5. Leite Moça

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Os primeiros carregamentos de leite condensado chegaram ao Brasil em 1890 como uma alternativa ao leite fresco, cujo abastecimento era problemático. O produto era vendido nas drogarias e, inicialmente, comercializado com o nome de MILKMAID (chamado assim pela falta de uma palavra equivalente adequada em português). Mas os brasileiros tinham dificuldade para pronunciar esse nome inglês e passaram a chamar o produto de ?leite da moça?, referindo-se à ilustração da camponesa em seu rótulo;

 

6. Band-Aid

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Um funcionário da Johnson & Johnson criou, em 1920, um curativo autocolante, esterilizado e capaz de manter a umidade natural da pele. O envio de milhões de unidades do produto para a Europa, na Segunda Guerra Mundial, ajudou a popularizar o curativo, que é conhecido por esse nome no Brasil, Estados Unidos, Canadá e Austrália, independentemente do fabricante;

 

7. O.B.

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A primeira caixa de o.b. foi vendida no mercado no dia 13 de março de 1950. A história de o.b. – que na verdade é a abreviação da expressão alemã ?ohne Binde?, que significa ?sem absorvente? – começou em 1947, quando o engenheiro alemão Carl Hahn viu um anúncio de absorventes internos publicado em uma revista americana e achou que o produto poderia revolucionar o mercado alemão de higiene feminina;

 

8. Cotonetes

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O produto criado para substituir os palitos envolvidos em algodão para limpar as orelhas e recolher secreções ganhou esse nome de batismo pelas mãos de seu inventor, Leo Gersternzang, para a Johnson & Johnson;

 

9. Chiclets

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Quando você vai comprar goma de mascar, sempre menciona a palavra chiclete, um aportuguesamento de Chiclets, tradicional marca do produto vendido em coloridas caixinhas, desde 1906;

 

10. Sucrilhos

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O cereal em flocos, mais conhecido como Sucrilhos Kellogg?s, surgiu de experimentos com a farinha ?deixada de molho?. A mascote da Kellogg’s, o Tigre Tony (Tony the Tiger), surgiu nos anos 50 e até hoje é usada nas embalagens dos produtos;

 

11. Leite Ninho

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Muitas crianças cresceram tomando aquele pó branco desidratado que milagrosamente se transformava em leite quando misturado com água. As tradicionais latas amarelas ganharam a companhia de diversas variantes, voltadas a recém-nascidos e crianças em crescimento, de acordo com a idade. A concorrência, hoje, é bem acirrada, mas ainda assim o Leite Ninho ainda é reconhecido como sinônimo de leite em pó;

 

12. Miojo

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O macarrão instantâneo (também conhecido como lámen em outros países) foi inventado no Japão por Momofuku Ado em 1958 e trazido ao Brasil logo em seguida. A popularidade foi instantânea e hoje existe Nissin Miojo de diversos sabores;

 

13. Durex

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O nome de durex teve origem no produto fabricado pela empresa de mesmo nome no Brasil a partir de 1946, nome esse que acabou por se aplicar a todos os produtos semelhantes;

 

14. Cândida

candida2Água sanitária é um composto químico de Cloro e água para limpeza e desinfecção de superfícies. É muito utilizada como agente clareador (alvejante) e possui excelente ação bactericida. No Brasil, é popularmente chamada de “cândida” em São Paulo, “Q-Boa” no Centro-Oeste e Nordeste, e “clorofina” no extremo sul do país, nomes que derivam de marcas populares do produto;

 

15. Modess

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Modess é uma marca de absorvente, da multinacional Johnson & Johnson. Foi a primeira linha de absorventes descartáveis a ser produzida no Brasil, em 1933;

 

16. Yakult

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Yakult é uma empresa multinacional japonesa de produtos alimentícios, cujo principal produto é o leite fermentado, muito consumido em todo mundo;

 

17. Jeep

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Jeep é uma marca registada atualmente em nome da Chrysler LLC Group. O termo jipe virou sinônimo de automóveis destinados ao uso fora de estrada, ou off road, normalmente com tração nas quatro rodas. A palavra jipe é um aportuguesamento do termo em inglês jeep, derivado da pronúncia em inglês da sigla GP, que significa general purpose ou “uso geral”, embora essa não seja a origem da marca Jeep;

 

18. Teflon

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Tefal é a marca de panelas com revestimento antiaderente conhecida com Teflon, que por sua vez também é o nome da empresa que faz este tipo de material;

 

19. Pyrex

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Pyrex é a marca comercial usada desde 1915 pela Corning Glass Works para a sua linha de recipientes em vidro borossilicatado destinada ao mercado doméstico. A popularidade desta marca e a sua dominância do mercado ao longo do século XX fez dela uma marca genérica, sinónimo deste tipo de vidro;

 

20. Lycra

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A marca surgiu em 1959 e trata-se uma fibra muito utilizada na confecção de calças, maiôs, sungas, cintas e biquínis, Fitness ou roupas de ginástica, em geral.
E você, sem lembra de alguma marca que deu nome ao produto? Compartilhe nas redes sociais.

* Com informações dos portais Nestlé, Assuntos Criativos e Mundo das Marcas.

 

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