Atacadão quer diminuir desperdício de alimentos

Programa Sans Form oferece aos consumidores alimentos fora do padrão estético com descontos de até 40%

A rede de atacarejo Atacadão, do grupo Carrefour, lançou o programa Sans Form, pelo qual oferece frutas e legumes de qualidade, porém fora do padrão de compra, com descontos de até 40% aos clientes. Com a iniciativa, a empresa quer contribuir para a redução do desperdício de alimentos, da horta à mesa.

O projeto foi implementado em caráter piloto na loja da rede no bairro da Vila Maria, em São Paulo. Todas as quintas-feiras, na entrada da loja, é montado um mobiliário exclusivo, sinalizado com o nome e as cores do projeto. No local, são expostos até 11 tipos de legumes e frutas, comercializados em pacotes de um quilo. Próximo ao estande, os consumidores encontram ainda um totem com panfletos contendo as informações sobre o programa e as vantagens de adquirir esses produtos.

O objetivo é incentivar o consumo de alimentos sem a estética padrão de comercialização, mas com qualidade e propriedades preservadas. A ação evita que esses itens sejam descartados pelos produtores ainda nas fazendas, reduzindo o desperdício. ?No Brasil, mais de 30% dos alimentos produzidos são descartados ainda nas lavouras devido a pequenas deformações. O varejo e o atacado podem ajudar a mudar essa cultura do desperdício?, afirma o diretor-presidente do Atacadão, Roberto Müssnich. ?Essa iniciativa leva qualidade à mesa do brasileiro, além de gerar economia na hora das compras?, afirma o executivo.

Leia mais:
Feios e deliciosos

Um conto de Nova York






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS