Cidadania: aplicativo mobile denuncia infrator de trânsito

Em Buenos Aires um app permite que cidadãos denunciem os motoristas que estacionam em lugares proibidos; os dados ajudam a prefeitura cobrir regiões onde não há guinchos

Por: - 4 anos atrás

Basta tirar uma foto do veículo, escrever o número da placa, o endereço da infração e enviar os dados à prefeitura por meio do aplicativo BA Denuncia Vial. É assim que a cidade de Buenos Aires, na Argentina, tem combatido as infrações de trânsito em lugares onde não há guinchos disponíveis para a autuação em flagrante.

A novidade tem ajudado a prefeitura local a punir motoristas que estacionam em lugares reservados a pedestres, ciclistas ou portadores de deficiência. De acordo com o Jornal El País, em menos de três meses os cidadãos enviaram 7.000 denúncias pelo celular ? quase a metade delas se converteu em multas.

Segundo o subsecretário de Transporte, Guillermo Dietrich, a intenção final do aplicativo é que seus usuários tomem consciência de que ?a rua é deles? e se comprometam a cuidar dela. ?Esse processo começou em 2011, com um endereço de correio eletrônico. Depois disso, fizemos 148 quilômetros de ciclovias e um dos principais grupos comprometidos com isso é o dos ciclistas?, disse em nota ao jornal. ?Para as coisas funcionarem bem também é preciso o compromisso cidadão?, conclui.

* Via El País