Categorias: CIPComportamento

O que é respeito para o consumidor brasileiro?

res.pei.to s.m. Consideração; sentimento que leva alguém a tratar outra pessoa com grande atenção, profunda deferência, consideração ou reverência: respeito filial.

Obediência; acatamento ou submissão: respeito às leis.

Apreensão; sensação de medo.

Maneira de se tratar um assunto; ponto de vista.

Que ocasiona alguma coisa; motivo, razão.

s.m.pl. Homenagens ou cumprimentos: apresentar seus respeitos.

 

Em uma sociedade de consumo sofisticada como a brasileira, uma das premissas básicas é o respeito pelo consumidor. Mas o que faz com que ele se sinta respeitado por empresas e pelo mercado?

Eestudo exclusivo conduzido pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, ?As empresas que mais respeitam o consumidor no  Brasil?, revela que embora o brasileiro goste muito de promoções, apenas 5% associam a prática a uma postura de respeito.
 
A máxima ?brasileiro adora promoção? está se enfraquecendo à medida que esse consumidor ingressa em um novo patamar: o do consumo consciente. Para Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa, o resultado é revelador sobretudo porque indica a tendência de repensar o consumo. ?Na prática, significa que o brasileiro está mais atento a um processo de fazer contas; não se deixa enganar facilmente por ações sem um real significado, seja um ganho financeiro ou de produtos associados à compra?, afirma a executiva, uma das principais experts do país na avaliação do atendimento ao cliente.

A pesquisa ? concluída em novembro de 2014 ? avaliou a percepção que os consumidores de São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia têm de grandes marcas.  

Veja os principais fatores levantados pelo estudo:

 

Leia mais:

Como nos apaixonamos pelo hábito de comprar?

A jornada de consumo no século XXI

Como resistir à tentação de comprar por impulso?

Redação

Postagens recentes

Insatisfeita, Geração Z quer mudar cultura corporativa por dentro

Confira 10 empregos mais bem avaliados pela Geração Z e diferenças para os mais velhos

7 horas ago

Quais são as marcas mais admiradas pelos clientes

Pesquisa da Ibevar/FIA elencou as marcas mais admiradas pelos consumidores brasileiros e também por colaboradores

8 horas ago

Como os líderes podem incentivar o trabalho em equipe de qualidade

Segundo especialista da Fundação Dom Cabral é preciso investir em comunicação e criar um ambiente…

8 horas ago

Planos de saúde: como fica os tratamentos fora do rol da ANS?

Tribunais autorizam tratamentos fora do rol da ANS, apesar de decisão do STJ; PL ainda…

10 horas ago

A Avianca e a meticulosa arte de arruinar sua viagem em seis passos

Confira o relato da colunista Evelyn Rozenbaum sobre uma experiência decepcionante com a Avianca, em…

10 horas ago

10 anos de League of Legends: CEO da Riot Games comenta estratégia de CX da marca

Saiba como a gigante dos jogos online trabalha a experiência do usuário em todas as…

11 horas ago

Esse website utiliza cookies.

Mais informação