Empregos: 10 dicas para turbinar o perfil no LinkedIn

A rede social corporativa mais famosa do mundo é uma importante aliada para candidatos e headhunters

O LinkedIn possui 347 milhões de usuários cadastrados, 20 milhões de brasileiros, que nos dá o terceiro lugar em usuários no planeta. Por aqui, a rede conta com mais de 1000 empresas, entre startups e grandes corporações.

Mas como se destacar diante dessa multidão? Como vender sua imagem na rede e despertar a atenção de headhunters e profissionais de RH? O especialista em vendas José Ricardo Noronha listou 10 dicas para você usar (corretamente) os diversos recursos do LinkedIn e atrair oportunidades para sua carreira.

1. Escreva uma headline (linha logo abaixo do seu nome) atraente: saiba se diferenciar e crie uma headline realmente única, que prontamente atraia quem lê e visita seu perfil. Fuja do mesmo e seja diferente;

2. Selecione uma foto apropriada: seja o mais cuidadoso que puder e selecione uma imagem profissional, com boa luz e trajes adequados;

3. Liste todo o seu histórico profissional e acadêmico: enalteça e seja o mais específico que puder para destacar os resultados atingidos em suas experiências;

4. Construa um resumo profissional consistente: concisão, objetividade e autoconfiança são elementos chave aqui;

5. Preencha o campo de competências com palavras chave: esta área permite incluir suas habilidades, talentos e atributos chave.

 

6. Atualize seu status regularmente: lembre-se que, ao final do dia, o que realmente vale no mundo profissional, social e real é sua reputação, credibilidade e confiança. Faça com que seus posts enalteçam tais elementos.

 

7. Conecte-se a grupos  e siga as empresas que te interessam: participe, interaja e acompanhe de perto as corporações que você admira e deseje trabalhar.

 

8. Colete um bom número de recomendações: são elas que mais saltam aos olhos dos headhunters (caçadores de talentos). Se possível, peça depoimentos especialmente dos profissionais que já lhe lideraram.

 

9. Crie uma URL personalizada (por exemplo: www.linkedin.com/in/SEUNOME): o Linkedin permite que você customize o link da sua conta. Faça isso e divulgue este endereço em seus materiais de divulgação!

 

10. Compartilhe seus trabalhos e dons: divulgue apresentações em PowerPoint, teses defendidas, trabalhos apresentados em congressos etc. Tudo isso valorizará sua imagem.

 

Leia mais:

20 informações desnecessárias para o currículo

Oito passos para um networking bem sucedido

10 tendências do financiamento coletivo no Brasil

 






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS
ANUÁRIO Brasileiro de Relacionamento com Clientes

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS