Braskem e Starbucks produzem cesto de lixo reciclável

As lixeiras já estão sendo utilizadas na loja da Rua Gomes de Carvalho, em São Paulo

Através da Wecycle, plataforma de valorização de resíduos plásticos da Braskem, empresa petroquímica especialista em produção de biopolímeros, fechou uma iniciativa com a rede Starbucks para criar um projeto-piloto que utiliza o Plástico Verde I?m Green?, copos de plástico reciclados e borra de café para a fabricação de cestos de lixo para lojas selecionadas.

As unidades da Starbucks no Brasil serão as primeiras no mundo a utilizar o material de descarte como matéria-prima para cestos de lixo, que serão colocados nas áreas de trabalho internas das lojas.

?Essa parceria é mais um exemplo da atuação da Braskem utilizando a inovação a serviço de soluções sustentáveis. A participação da Braskem com o Plástico Verde mostra que empresas de todo o mundo tem encontrado no conceito uma alternativa sustentável para os seus negócios?, diz Alexandre Elias, diretor de Químicos Renováveis da Braskem.

A produção dos cestos consiste na coleta dos copos e da borra de café, que é lavada e moída, para a retirada de todos os resíduos orgânicos. A água utilizada nesse processo também passa por uma etapa de descontaminação em uma estação de tratamento de efluentes. Em seguida, o material passa por um processo de extrusão, com a adição do Plástico Verde e da borra de café.

“Gerir o impacto ambiental do nosso negócio requer colaboração, inovação e melhoria contínua”, afirma Anna Sortino, Especialista de Materiais da Starbucks Brasil. “Ao trabalhar com a Braskem e outras empresas brasileiras, fomos capazes de utilizar os produtos do núcleo de operações da loja ? a borra do nosso café e copos plásticos transparentes ? e unir ao Plástico Verde para compor as lixeiras do projeto. É este tipo de colaboração que está nos ajudando a testar ideias que impactam positivamente o nosso negócio e nossa comunidade”, finaliza a especialista da rede de cafeterias.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Braskem.






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS