Volkswagen em: A Chance to Play ? O Direito de Brincar

O Brasil é signatário da Convenção dos Direitos das Crianças (CDC), adotada pela Assembleia Geral da ONU em 20 de novembro de 1989

Por: - 5 anos atrás

Essa é a segunda vez que o programa ?A Chance to Play ? O Direito de Brincar? é realizado ? a primeira foi na África do Sul, no contexto do Mundial que o país recebeu em 2010. Lançado no Brasil em janeiro de 2013, o programa beneficiou milhares de crianças e adolescentes através dos 12 projetos sociais desenvolvidos no entorno das quatro fábricas da Volkswagen no país.

Colaboradores do Grupo Volkswagen doaram mais de ? 2 milhões para o programa, promovido no Brasil pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen e pela ONG terre des hommes ? Alemanha. Com apoio da Volkswagen, o programa tem como padrinho Maurício de Souza, cartunista e criador da ?Turma da Mônica?.

As arrecadações voluntárias foram feitas por campanhas internas promovidas pelos próprios funcionários. Uma delas foi o programa mundial ?Uma Hora para o Futuro?, por meio do qual os trabalhadores doam o valor equivalente a uma hora de trabalho no ano em favor de projetos sociais.

Além dos projetos, o programa trabalha com três linhas de ação:
1.    Boas práticas que efetivam o direito de brincar;

2.    Capacitação ? Sistematização ? Multiplicação;

3.    Com o futebol de rua, rumo a um mundial alternativo.

O ACTP também capacitou 95 ONGs e 840 educadores, com apoio da Fundação Volkswagen e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) ao promover cursos, workshops, seminários e uma conferência. A capacitação sensibilizou os participantes sobre a importância do ?direito de brincar? e divulgou o uso de brincadeiras educativas como forma de promover cidadania e paz.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Volkswagen e do portal A chance to Play.