Teste: você é um consumidor online consciente?

Teste se você sabe comprar de maneira financeiramente saudável e consegue fazer escolhas conscientes

Comprar pela internet pode ser prático, rápido e acessível, mas será que todos os internautas se preocupam com os procedimentos de segurança e aproveitam a ferramenta para fazer compras financeiramente vantajosas?

Para ajudar os internautas a identificarem se são bons consumidores online – sempre atentos aos melhores preços, à segurança de seus dados e ao risco de sofrerem algum tipo de golpe -, o portal ?Meu Bolso Feliz?, uma iniciativa de educação financeira do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), desenvolveu um teste que avalia se o internauta utiliza a internet a seu favor, aproveitando a ferramenta para comparar preços e características de produtos, evitando dores de cabeça no futuro.

“O objetivo do teste é provocar no internauta uma reflexão, de maneira que ele tenha consciência sobre os riscos de segurança e as consequências de uma compra não planejada em sites de comércio eletrônico. Muitas vezes deixamos passar certos cuidados que só nos daremos conta se tivermos algum problema mais para frente”, explica o educador financeiro do ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli.

Uma pesquisa recente divulgada pelo SPC Brasil mostrou que seis em cada dez (58%) consumidores virtuais já realizaram alguma compra por impulso na internet, sujeitando-se, assim, a diversos riscos. “Um cuidado importante ao fazer compras online é pisar no freio na impulsividade. Pela facilidade do método, as pessoas acabam gastando mais do que deveriam”, lembra Vignoli.

Faça o teste aqui.

 

Leia mais:

A mudança de comportamento do consumidor brasileiro

10 dicas de consumo consciente contra o endividamento

Consumidor brasileiro está mais preparado e consciente

 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS