As Mulheres do Mundo: por mais espaço para elas

Global Summit of Women reúne mulheres de diversos países para apresentarem inovações que elas trouxeram para a economia mundial, apesar de todas as dificuldades que enfrentam no mercado de trabalho

Quase a metade das 100 maiores empresas da América Latina não tem uma única mulher em seu conselho de administração. Ao todo, as mulheres representam apenas 6,4% da diretoria dessas empresas. Com 13,4% dos assentos no conselhos das suas maiores empresas ocupados por mulheres, a Colômbia é líder entre os países latino-americanos representados por empresas no estudo, enquanto o Brasil conta com 6,3%.

press conference 249

Esses dados são da Corporate Women Directors International (CWDI), grupo de pesquisa com sede em Washington, e foram divulgados durante a 25ª edição do Global Summit of Women, em São Paulo. O evento, encerrado no dia 16 de maio, reuniu pessoas de diversos países para debaterem o papel da mulher no mundo dos negócios e trocarem experiências de sucesso. O salão de eventos do Grand Hyatt ficou lotado de vestidos, estampas e cores típicos de vários lugares, em uma diversidade incrível. Mulheres unidas em um único objetivo: debater um mundo melhor para todas elas.

 

Cotas para mulheres

De acordo com as conclusões do relatório, as ausências de iniciativas públicas ou privadas do setor para aumentar o número de mulheres dirigentes da região está deixando as empresas da América Latina atrás de suas concorrentes globais. Na Europa, em partes da África, Ásia e Oriente Médio, há cotas para mulheres nos conselhos. No Brasil, tramita no Senado um projeto de lei que pode exigir que empresas estatais aumentem sua porcentagem de mulheres diretoras.

 MG 1375

O relatório da CWDI recomenda ainda a inclusão da diversidade de gênero em códigos de governança corporativa.  ?No Brasil, o projeto de lei de cotas ainda não aprovado, que exige que um mínimo de 40% dos diretores das empresas estatais sejam mulheres, é uma esperança para o futuro?, afirma Irene Natividad, presidente da CWDI e do Global Summit of Women.

 MG 1440

Com o tema ?Mulheres Criativas: Economias Criativas?, o evento contou com a participação de personalidades importantes, como a Presidente do Kosovo, Atifete Jahjaga, Nguyen Thi Doan, Vice-Presidente do Vietnam, o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy e a Ministra da Secretaria de Políticas Sociais para as Mulheres, Eleonora Menicucci, além de CEOs de grandes empresas. O sucesso do evento foi brilhantemente resumido por Irene Natividad: ?Não é incrível? Há 25 anos realizo este evento e a cada edição eu fico mais empolgada. É tudo muito bom!?.

Acompanhe o nosso especial sobre As Mulheres do Mundo.






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS