10 funções pouco conhecidas ou ocultas do Facebook

A rede social permite que o usuário use algumas funções pouco conhecidas do público geral

Por: - 4 anos atrás

Que o Facebook é a principal rede social do mundo não é novidade. Embora esteja perdendo espaço, especialmente nos Estados Unidos, a rede de Mark Zuckerberg mantém funções atreladas a outros aplicativos que o tornam quase indispensável.

Mas nem só de posts, curtidas e comentários se faz uma rede social mundial. Conheça 10 funções do Facebook que você provavelmente não conhecia.

1. A pasta de mensagens escondida
Existe uma pasta inbox cheia de mensagens não lidas. É a pasta ?Outros?, que coleta todas as mensagens enviadas por membros que não são seus amigos.  No ano passado, o Facebook experimentou permitir que os usuários pagassem para chegar às caixas de entrada de pessoas que não fazem parte da sua rede. As taxas foram de US$ 1 a US$ 100.

 

2. Invasões de conta
Quer saber se alguém está conectado à sua conta Facebook sem a sua permissão? Vá até sua página de configurações, no botão ?segurança?, você verá o link “Onde você está conectado”. Nesse ambiente é possível encontrar todos os seus logins ativos do Facebook em desktops ou móvel. Ele (geralmente) fornecerá dados sobre a localização, navegador e dispositivo. Se algo parece suspeito, você também tem a capacidade de “encerrar atividade” de dispositivos individuais ou todas, que acaba com a sessão.
Isso também é útil se você estiver conectado ao computador de seu amigo ou em algum computador público, mas esqueceu de fazer logout.

 

3. Facebook ao contrário ou em inglês pirata
É possível visualizar sua página de ponta-cabeça (em inglês) ou em linguagem de piratas (também em inglês). Basta clicar em configurações > geral > idioma.

 

4. Lista de interesses
Há uma função pouco conhecida do Facebook, chamada “listas de interesses.” É basicamente a versão do Facebook das listas do Twitter (e não deve ser confundida com as “listas de amigos”). Isso nada mais é do que uma curadoria de posts de sites, empresas, ou pessoas que você segue em um feed específico (por exemplo, “hip-hop indie” ou “restaurantes locais”).

Para acessar, clique no link “Interesses”, na coluna à esquerda, passe o mouse sobre o cabeçalho e clique em “mais”. Na próxima página, clique no botão “+criar lista” e você terá a opção de pesquisar e seguir outras listas de interesses publicamente disponíveis ou criar a sua própria.

 

5. Compile sua história de amor
Se você quer ver sua história de amor detalhadamente no Facebook, acesse o link www.facebook.com/us e verá seu histórico completo com quem quer que seja que esteja em um relacionamento com você. Caso não esteja em um, o link levará à sua página.

 

6. Envio de arquivos via chat
A função de envio de arquivos também passou a ser uma opção no chat do Facebook, é só abrir a janela de conversa e clicar na pequena roda à direita do topo, ali é possível encontrar o botão ?Adicione arquivos?.

 

7. Incorporar conteúdo
Conteúdos públicos podem ser incorporados à sua webpage. Clique no menu no topo direito e clique em ?Incorporar publicação? para copiar o código.

 

8. Emojis secretos
Há inúmeros símbolos secretos no Facebook que podem poupar alguém de escrever algo tão explicitamente. Alguns deles são:
(y) = Joinha
(^^^) = tubarão
:|] = robô
:poop: = fezes
<(“) = pinguim
Veja aqui a lista completa. http://www.symbols-n-emoticons.com/p/facebook-emoticons-list.html

 

9. Limpeza rápida do Feed de Notícias
Seu feed de notícias é a sua casa no Facebook. E como a sua casa, você deve tentar o seu melhor para mantê-la limpa, ordenada e livre de distrações. Você não quer ser inundado com mensagens de que uma marca ou um amigo que você siga que posta o tempo todo.

Uma das maneiras mais diretas de se fazer isso é tirando os que incomodam do seu Feed de notícias. A maneira mais rápida para fazer isso é passar o mouse sobre “Feed de Notícias” no canto esquerdo e, em seguida, clicar no pequeno ícone de engrenagem que aparecerá. Clique no botão “Editar Preferências”. O pop-up dará uma lista de quem você mais viu. Se eles fazem parta da lista de inconvenientes,clique em ?deixar de seguir?.
Por outro lado, você pode fazer isso clicando na pequena seta no canto superior direito para seguir ou deixar de seguir pessoas específicas.

 

10. Quer ver o que seus amigos fazem sem você?
Quando você vir um post que um amigo postou no mural de outro amigo, é possível ver um histórico detalhado de sua amizade. Basta clicar na pequena seta no lado superior direito do que post e, em seguida, clique em “Mais Opções”. Lá, você verá a opção “ver amizade”.

Mas há outra maneira de acessar isso. Basta digitar a URL sua página no Facebook, que é provavelmente algo como nome www.facebook.com/nomesobrenome  e, em seguida ?and= seguido pelo nome da segunda pessoa. Então, se você queria ver a relação detalhada Facebook do senador Ted Cruz Texas e personalidade de TV David Letterman, a ligação seria: www.facebook.com/DavidLetterman?and=TedCruz.

Ao usar este truque URL, certifique-se de verificar a URL oficial de cada pessoa . O Facebook pode acrescentar caracteres estranhos em sua URL oficial (por exemplo, ele adicionará um número caso outra pessoa use o mesmo nome.

* Via PC Mag