App brasileiro é o melhor do mundo para inclusão social

O Livox, primeiro software de comunicação alternativa para tablets em português, é um serviço de comunicação para pessoas que não conseguem falar por alguma deficiência

A comunicação por meio da fala é uma das coisas mais básicas entre os seres humanos. Porém, algumas pessoas têm dificuldade em comunicar-se com outras devido a problemas de saúde ou necessidades especiais. Esse era o caso do pai, Carlos Edmar Pereira, e a mãe, Aline Costa Pereira, que tinham dificuldade de se comunicar com a filha, Clara Costa Pereira, que tem Paralisia Cerebral.

Carlos é CEO da empresa Agora Eu Consigo Tecnologias de Inclusão Ltda e, depois de abrir uma clínica de fisioterapia no Recife para tratá-la, conseguir investidores, funcionários e aparelhos médicos, ele percebeu que faltava alguma coisa. ?Eu pensei: ‘Legal, minha filha já está boa, fazendo terapia em um lugar legal’. Mas depois eu vi minha filha querendo se comunicar?.

Leia também: 7 apps para ajudar quem precisa e quem quer doar sangue

Antes do Livox, comunicar-se com a filha era trabalhoso. ?Se ela queria um iogurte, eu tinha que tirar uma foto, recortar e colar num fichário. Só que o fichário foi ficando enorme, né?? O app resolveu a questão ao exibir um catálogo de “falas” ditas em voz alta quando selecionadas pela menina.

O software contém um catálogo de 20 mil imagens que podem ser utilizadas em conjunto com textos e também permite o acesso a atividades culturais, como filmes, desenhos e músicas. Até 2016, o projeto pretende beneficiar cinco mil estudantes com o acesso ao Livox para educação e convívio social.

O app é baseado em algoritmos inteligentes, com destaque para o IntelliTouch, que identifica e se ajusta a diferentes graus de deficiência motora, cognitiva e visual, sendo capaz de corrigir o toque impreciso na tela do tablet da pessoa com deficiência ao selecionar uma imagem ou palavra do aplicativo.

O teclado virtual da ferramenta fala automaticamente, por comando de voz, palavras ou frases que estão sendo digitadas e isso torna possível a comunicação do usuário com outras pessoas. O software permite a criação de pranchas com imagens personalizadas e o compartilhamento do conteúdo entre tablets com a ferramenta instalada.

Leia também: ONU: app brasileiro de meio ambiente é o melhor do mundo

O caráter inovador do projeto que promove inclusão social e acesso à educação de pessoas com e sem deficiências despertou o interesse de executivos do Google, nos Estados Unidos. Uma equipe americana foi à Recife para produzir um documentário sobre o Livox. “A ideia é mostrar um bom exemplo de como as tecnologias do Google estão sendo usadas para melhorar a vida das pessoas”, explica Carlos Pereira.

O Livox foi eleito o melhor aplicativo de inclusão social do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a inovação tecnológica de maior impacto em 2014 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Atualmente, se comunica em 25 idiomas e atende 10 mil usuários pelo mundo, entre famílias e instituições de assistência, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A ferramenta é o objeto de estudo científico na área de cabeça e pescoço e UTI do Hospital das Clínicas, em São Paulo, o maior da América Latina.

Com informações dos portais G1 e Tecmundo.






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS