Cinco dicas para potencializar a sua marca no Instagram

Interação com a marca, compartilhamento, likes, visualizações e engajamento. Atualmente ?ganha? a competição quem tiver mais, quem souber criar conteúdo viral com maestria e quem tiver mais engajamento com a marca.

No final de 2014 o Instagram alcançou mais de 300 mil usuários. Em 2015, o app de compartilhamento de fotos passou a veicular publicidade no mercado brasileiro e hoje é a segunda rede social mais acessada do Brasil – que perde apenas para o Facebook, plataforma com a qual também é integrado.

Mas a pergunta crucial para os dias de hoje é: como fazer o usuário comentar, discutir e interagir com a marca de uma forma natural e prazerosa?

Atualmente qualquer pessoa pode ser um influenciador. Um cliente que posta a foto do seu produto no Instagram e coloca a sua opinião, por exemplo, está expondo a sua marca para os seus seguidores.

Confira as dicas da especialista em Instagram Rafaela João,  proprietária do perfil @Instarefa, para conseguir uma estratégia bem sucedida no aplicativo.

1. Conheça o seu público
A primeira dica básica é conhecer o seu público virtual. A internet mudou a forma de nos relacionarmos com o público-alvo e com isso temos que conhecer exatamente esse público, estudar qual a linguagem a ser usada, o que as pessoas gostam de ver e compartilhar.
Atenção e cuidado nesse momento. É muito valioso que a gente saiba o que comunicar e para quem comunicar para termos resultados mais eficazes e direcionados.

 

2. Faça perguntas
Interação é fundamental. Estimular a sua base de seguidores a responder uma determinada pergunta é excelente. Utilize os seus canais para descobrir mais do seu público, mais de suas preferências. Perguntas bem formuladas trarão interação. Estimule o seu seguidor a participar.

 

3. Conteúdo colaborativo
Algumas marcas são mestres em conteúdo colaborativo e isso é o máximo. Ter a sua foto compartilhada por aquela marca que você adora e conta pra todo mundo é algo que as pessoas buscam nas redes. Essa situação inversa, onde a marca fala do cliente é extremamente positiva. As pessoas estão nas redes para ver e serem vistas, Andy Warhol tinha muita razão na sua frase: ?no futuro todos terão os seus 15 minutos de fama? e as pessoas adoram ter essa fama.

 

4. Promoções com hashtags
A fotografia móvel está cada vez mais cheia de qualidade. Os aparelhos nos oferecem resoluções fantásticas e muitos não deixam nada a desejar para as SUPER câmeras. Existem fotógrafos se destacando, existem fotógrafos se descobrindo. Aproximar o público da sua marca através de uma promoção comercial que tenha a ver com a campanha é uma maneira incrível de ser lembrado e gerar burburinho entre os seguidores. Aposte em perfis que fazem isso com segurança, veracidade e com a  aprovação dos órgãos competentes.

 

5. Educação na vida online e offline
Ser educado funciona na vida offline e obviamente na online também. Responder um comentário gentil sobre a sua marca, retribuir um like, prestar atenção nas hashtags que falam sobre o seu universo é essencial. Olhos abertos e muita análise sempre. O mundo online se transforma diariamente e temos que acompanhar com muita atenção e foco.

 

Leia mais:

Redes sociais: conheça as expressões mais usadas

SAC 2.0: benefícios e dificuldades de atender pela rede

As 10 redes sociais mais usadas pelos brasileiros






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS