Conscientização ambiental e a ação das organizações

Desde os primórdios da humanidade o ser humano usa recursos naturais, seja em prol do desenvolvimento – industrial e econômico – ou para consumo próprio

Promover a conscientização sobre os impactos ao meio ambiente é cada vez mais importante. Pensando nisso, há exatos 43 anos durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo dia 5 de junho.

Desde a sua criação nota-se um maior engajamento da população no que diz respeito à preocupação com o meio ambiente. Essa característica pode ser notada também dentro das grandes corporações. Engajar os colaboradores a adotarem um estilo de vida mais sustentável dentro da empresa pode incentivá-los a agir da mesma forma em sua vida pessoal, e assim, contribuir para o meio ambiente.

Leia também: Planeta Terra: maior concentração de CO2 da história

É extremamente importante que as empresas implementem programas de conscientização e educação ambiental e informe seus colaboradores sobre os impactos de suas ações. Pequenas medidas adotadas pelas empresas, como o incentivo para combater o desperdício de papel, uso de sistemas de tratamento e reaproveitamento e conscientização sobre o uso racional da água e da energia elétrica, reciclagem do lixo sólido podem fazer toda a diferença.

Ações como essas são tomadas pela Edenred todo ano, a fim de reforçar gradativamente essas questões em seus colaboradores. A tecnologia está sendo uma grande aliada na conscientização do consumo de recursos naturais. Usar a tecnologia de informação para reduzir os impactos ambientais está cada vez mais em voga.

Leia também: ONU: app brasileiro de meio ambiente é o melhor do mundo

Ações internas da empresa como o SMART (Sensibilizar, Motivar, Agir, Reportar e Transformar), têm como objetivo diminuir consideravelmente o desperdício de recursos na empresa por meio da informação e engajamento desses funcionários, por exemplo. Outra medida tomada para engajar os colaboradores a adotarem um estilo de vida mais sustentável, tanto dentro da empresa como fora da empresa,  é a divulgação do portal eCycle, onde é possível localizar pontos de descarte de acordo com a sua localização.

Leia também: É tempo de energia limpa no Brasil ? antes tarde do que nunca

Medidas como essas, que visam o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade, mostram que temos todas as ferramentas possíveis para contribuir para um mundo mais sustentável, seja dentro ou fora do universo empresarial. Basta querer.
 

***

Denise Coelho é diretora de comunicação corporativa e sustentabilidade da Ticket.

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS
Publicidade sidebar

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS