Oito dicas para quem quer encantar os headhunters

Encantar o recrutador vai além do currículo. Hoje os processos seletivos são muito mais analíticos e, por isso mesmo, captam as maiores sutilezas

Muito além do currículo, hoje um candidato a qualquer vaga de emprego é avaliado de muitas outras formas, em relação à postura corporal, tom de voz e até mesmo nas redes sociais.

Para encantar os recrutadores quando a oportunidade de ficar frente a frente com um deles chegar, Magui Castro, sócia da CTPartners, uma das maiores empresas de recrutamento executivo do mundo (Executive Search), destaca oito dicas importantes para que você fique em evidência.
 

Energia

A energia e a empolgação para fazer a entrevista contam muito. O candidato deve estar empolgado, mas, ao mesmo tempo, sereno para responder aos questionamentos com clareza e exatidão. ?Se você estiver em um dia ruim, remaneje a entrevista para outra data. Com certeza o nível do seu humor pode afetar a conversa e provavelmente você não terá uma segunda oportunidade para causar uma boa impressão?, alerta Magui.

 

Dress Code

A roupa é um item essencial no dia da entrevista. Mas sem exageros! Para os homens, um terno escuro ou um paletó são vestimentas adequadas para a ocasião.  Já as mulheres devem optar sempre para a sobriedade, evitando decotes e roupas curtas. A melhor opção são trajes clássicos como calça e camisas sociais, joias pequenas e delicadas, além de uma maquiagem simples e cabelos arrumados. E cuidado com o perfume.

 

Linguajar

Você repara em como você se expressa? O linguajar adequado é indispensável se quiser encantar o recrutador. ?O candidato não deve ser coloquial demais, muito menos formal ao extremo. É interessante treinar, da maneira que preferir, para ficar seguro de si e conseguir se expressar na entrevista?, ressalta Magui.

 

Pontualidade

Chegar atrasado à entrevista? Isso pode lhe causar problemas. Programe-se para chegar com pelo menos vinte minutos de antecedência, evitando, assim, problemas ou constrangimentos com o recrutador.

 

Interesse pela posição

Faça uma preparação prévia para a entrevista. É interessante que o candidato  pesquise antes os serviços da empresa, o mercado de atuação e suas principais características. Isso conta muito na escolha do recrutador.

 

Informação

Um candidato informado, que está antenado e atento às últimas notícias do Brasil e do mundo, tem grandes chances de conquistar a simpatia do recrutador. ?É muito significante que o candidato saiba falar de vários assuntos, pois isso mostra que ele é interessado em diversas áreas, e não apenas no seu mercado de atuação?, diz Magui.

 

Não minta

Fale sempre a verdade em uma entrevista, e no currículo também. ?A mentira é a pior atitude que um candidato pode tomar. Se você inseriu que tem determinado tipo de curso e escolaridade, saiba que os headhunters irão investigar e, nessa situação, não será bacana que você seja pego na mentira, não é??, afirma Magui. Mentiras, com certeza, irão tirá-lo do processo de seleção.

 

Seja específico

O objetivo da posição é imprescindível para que você seja bem sucedido na entrevista. Se a vaga é para diretor financeiro, não vale se candidatar se seu perfil é de diretor de marketing. Saber o quer evita que você perca a credibilidade junto ao recrutador e demonstra que não existe desespero por uma nova colocação. ?A boa vaga, com o seu perfil, aparecerá?, garante Magui.

 

Leia mais:

Empregos: como usar a internet para alavancar a carreira

Aposentadoria: nove dúvidas esclarecidas sobre o assunto

Gestão: a diferença essencial entre um gestor e um líder




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS