Consumidor diminui compras, mas ainda paga mais

Famílias reduziram compra de bens não duráveis em 8%, mas o valor aumentou 1%, diz Kantar Worldpanel

As famílias reduziram em 8% a compra de bens não duráveis (alimentos, bebidas, produtos de higiene, beleza e limpeza) no primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

A informação é da pesquisa realizada pela consultoria Kantar Worldpanel, que mostra que mesmo com a redução no número de itens e a troca por marcas mais baratas, o valor gasto pelas famílias ainda aumentou 1%, na comparação com 2014.

De acordo com Christine Pereira, diretora comercial da consultoria, o problema é que esses produtos ficaram em média, 9% mais caros. ?Os consumidores teriam que cortar ainda mais para conseguir ter uma conta menor?, afirmou.

O levantamento mostrou que os principais itens cortados da cesta do consumidor foram as bebidas, em 13%. Os itens menos procurados são leite de soja e suco congelado. Os alimentos foram reduzidos em 5%, higiene e beleza 4% e limpeza também 4%.

A diretora explica que em geral, a variedade de produtos permanece igual. ?Os produtos foram comprados em menor quantidade, há realmente uma racionalização?.

Leia mais

Consumo das famílias cai 1,5% no trimestre

Intenção de Consumo das Famílias cai 21,2%

Intenção de consumo cai em SP




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS