Aplicativo conta as calorias das suas fotos de comida

Graças ao Google, nem mesmo as nossas fotografias de esbórnia gastronômica no Instagram estão mais a salvo.

A gigante de tecnologia está lançando um novo projeto chamado Im2Calories, que utiliza um algoritmo para analisar as fotos de alimentos no Instagram e contar as calorias contidas neles.

 

Em tese, se você carregar uma foto de um cheeseburger, por exemplo, o Im2Calories poderia identificar os pixels na imagem como a de um hambúrguer, e calcular as calorias com base em seu tamanho em relação ao prato e quaisquer condimentos adicionais.

 

A maioria das pessoas não posta fotos de suas refeições corriqueiras. Para a maior parte, postar fotos de alimentos é feito quando há algo único sobre ele: uma refeição de quatro pratos para comemorar um aniversário, por exemplo, ou um chocolate ganhado de presente por conseguir uma promoção no trabalho.

 

Se cada foto do Instagram vier com a contagem de calorias escancarada, o que antes era comemoração, tornar-se-á uma nuvem negra sobre nossas consciências.

 

Aparentemente, o Google quer nos lembrar de que, mesmo em nosso mais feliz dos dias, ainda devemos estar atentos aos números.

O Google defende o produto como não sendo uma ferramenta de envergonhar, mas como uma maneira mais fácil para os usuários manterem um diário alimentar. Mas se o Im2Calories só funciona através do Instagram, então isso significa que mesmo as pessoas que estão interessadas em obter uma estimativa do seu consumo serão agora obrigadas a apresentar os seus hábitos alimentares para o mundo.

 

E enquanto o contador de calorias pode ser concebido para ajudar as pessoas a avaliar o valor nutricional por meio das fotos daquilo que comem, não há nenhuma maneira de impedir os outros de fazer o trabalho para você.

 

A menos que você realmente esteja seguindo uma dieta, a contagem de calorias é inútil. As pessoas sabem se o que estão comendo é saudável ou não, será que precisam de um aplicativo de mídia social para confirmar o que já sabem?

 

* Com informações do New York Post

 

LEIA MAIS:

Por que amamos postar fotos de comida nas redes sociais?

As 10 redes sociais mais usadas pelos brasileiros

Por que queremos comer melhor, mas não conseguimos?






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS