Interior da África do Sul terá acesso gratuito à internet

Projeto Isizwe levará internet gratuita para locais públicos da província do Cabo Oriental

Segundo dados divulgados pela União Internacional das Telecomunicações, em maio deste ano, 4 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à internet. Essa parcela da população desconectada está nos países mais pobres do planeta: das 940 milhões de pessoas que vivem nos Países Menos Desenvolvidos, só 89 milhões usam internet, o que indica uma penetração de apenas 9,5%.

Com o objetivo de mudar essa situação, o Projeto Isizwe, uma Organização Não Governamental, busca levar internet por meio da facilitação de distribuição de Wi-Fi gratuito nos espaços públicos das comunidades de baixa renda do país. A principal meta do projeto é utilizar o poder da internet nas comunidades de baixa renda como um catalisador de mudanças.

Com isso, o sinal gratuito começa a funcionar a partir de amanhã, 17 de junho, na província do Cabo Oriental, na África do Sul. Capitaneado pela ONG, o teste-piloto será feito no Departamento de Educação Superior e Treinamento da Universidade local, distribuindo internet às áreas ao redor do campus.

A maior ação implementada pelo projeto até o momento levou Wi-Fi gratuito de alta velocidade aos campi Mount Frer e Lusikiski, da Technical Vocational Education and Training College, em Tshwane. Com 161.577 usuários, o projeto continua crescendo acima da expectativa ? em 2013 eram apenas 1.567 usuários.

“Muitos disseram que era fácil fazer isso em Tshwane e que não poderíamos fazer o mesmo em áreas rurais, mas aqui estamos nós. O Cabo Oriental é uma área rural densamente populosa e enquanto os problemas de conectividades não forem resolvidos nessa região, a África do Sul sempre terá um problema” diz Alan Knott-Craig Junior, responsável pelo Projeto Isizwe.

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, compartilhou a mesma opinião quando anunciou que a plataforma Internet.org estaria disponível em Malawi. “Oferecer acesso gratuito à internet às pessoas é a coisa certa a se fazer. Nós não vamos parar até que cada pessoa no mundo possa acessar a internet”.

Com informações da Assessoria de Imprensa Brand South America.






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS