eBay prepara separação do PayPal

Empresas passarão a operar de forma independente e terão ações na Bolsa a partir do dia 17

A partir do dia 17 deste mês, o eBay e a PayPal serão, oficialmente, empresas separadas. Na sexta-feira, o Conselho de Administração do eBay aprovou a separação da divisão de meios de pagamento da empresa, que terá ações na Nasdaq com o código PYPL. O eBay continuará com o código EBAY na bolsa americana.

O movimento é a primeira de duas iniciativas para dividir a empresa, que hoje consiste em três negócios (Marketplaces, PayPal e Enterprise). Para a divisão Enterprise, que reúne as operações de serviços e tecnologias, o eBay busca um comprador. No fim desse processo, sobrará apenas o marketplace, responsável por 49% do faturamento de US$ 17,9 bilhões do eBay em 2014.

A empresa justifica o desmembramento pelo fato de que, como operações independentes, eBay, PayPal e Enterprise serão companhias mais focadas e terão mais flexibilidade para buscar sucesso em seus mercados, de varejo eletrônico e meios de pagamento, respectivamente. Para o eBay, o desafio será revitalizar a operação de marketplace para que ela cresça no mínimo ao nível médio do varejo on-line: no ano passado, a expansão foi de apenas 8,5% no volume de mercadorias vendidas, quase metade dos 15,4% de crescimento do e-commerce americano. O PayPal, por outro lado, cresceu 19%.

Com a separação, o PayPal poderá firmar acordos para se tornar meio de pagamento em concorrentes do eBay, como a Amazon.

Leia mais:
Varejo movido a tecnologia

Carteiras digitais se tornam realidade no Brasil

Mais satisfação, custo menor






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS