Pac Man e suas lições de sustentabilidade para a vida

O lendário jogo Pac Man parece não ter nada a ver com sustentabilidade, mas o game foi inspiração para uma das soluções sustentáveis mais criativas já vistas.

Por: - 4 anos atrás

O Pac Man Solution é um satélite que está em órbita para limpar o lixo espacial deixado por pequenos satélites lançados, que podem prejudicar outros satélites e astronautas, lançado pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) da Suíça.

A solução prende satélites menores com uma espécie de rede e depois queima tudo ao tirá-los de órbita.

Mas as maiores lições que se tira do Pac Man Solution, cuja missão parece pequena, mas que tem uma importância extrema para deixar o universo mais limpo (nossa sujeira já ultrapassou os limites terrestres) para futuras pesquisas,  são:

1. Planejamento para o futuro
A École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), responsável pelo projeto, pensou no impacto do lixo espacial em lançamentos de futuros satélites. A lição que tiramos disso é o princípio mais básico de sustentabilidade: limpe a sua sujeira para que futuramente outros não sofram com ela.

2. Limpe sua bagunça
Seja responsável pela sujeira que deixou para trás. Parece simples, mas é extremamente complexo na hora de ser executado.

3. Seja criativo
A EPFL jogou for a muitas propostas de como limpar o espaço antes de surgir com o Pac Man Solution. Seja criativo ao reciclar, não tenha medo de reutilizar algumas partes do seu lixo. O que você joga fora, é subsistência para muitos, então, por que não aproveitar?

* Com informações do site Clapway.

 

LEIA MAIS:

Veneno de cascavel poderá ser usado como medicamento

França proibe contratação de modelos excessivamente magras

Como o Brasil pode reduzir os gases do efeito estufa