Qual a importância das edificações sustentáveis?

Projeto de Lei 662/2015 prevê obrigatoriedade de tecnologias verdes em novos edifícios do estado de São Paulo

O PL, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, prevê a obrigatoriedade de instalação de dispositivos para a captação de energia solar e de água da chuva na construção de novos prédios, centros comerciais e condomínios residenciais. Um dos objetivos do projeto é garantir a oferta de água e energia para as atuais e futuras gerações, já que hoje os edifícios são responsáveis pelo consumo de aproximadamente 40% de toda energia produzida e 20% da água disponível.

Segundo dados do Green Building Council Brasil (GBC), prédios sustentáveis podem economizar até 30% de energia e 40% de água, ao reduzir os custos com condomínio. Especialistas acreditam que o uso consistente de materiais de isolamento de alto desempenho e outras medidas passivas, com uso da luz e ventilação natural, poderia reduzir quase pela metade o crescimento futuro do consumo de energia dos edifícios.

EcoCommercial Building
O EcoCommercial Building (ECB) é um exemplo de edifício que utiliza dispositivos de captação de energia solar  e água de chuva além de mais de 20 tecnologias para construções sustentáveis. O empreendimento é o primeiro prédio do Brasil a gerar energia solar para cobrir 100% de sua necessidade anual.

Leia mais: GBC Brasil recebe líderes de 28 países em conferência

Fernando Resende, gerente do Programa EcoCommercial Building no país, comenta que os resultados foram verificados na prática com um ano de medição e que, anualmente, já considerando os custos de amortização dos sistemas instalados, o prédio gerará uma economia de 50% dos custos com energia, além de uma redução de 95% no consumo de água potável. ?Vale destacar que o valor investido foi apenas 15% superior ao de uma obra tradicional de mesma proporção?, afirma o executivo.

Recentemente o prédio recebeu a certificação LEED-NC do U.S. Green Building Council, que reconhece as melhores estratégias e práticas sustentáveis, sendo o primeiro prédio privado do país a receber o nível máximo desta certificação: o Platinum.

O LEED faz parte de um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países. A certificação incentiva a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. Este é o sexto edifício deste tipo construído no mundo.

Fonte: Assessoria de Imprensa MaterialScience.






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS