Facebook e Google podem apostar no e-commerce

As duas empresas parecem querer dominar o mundo dos negócios e podem estar prestes a conquistar mais um território, o do varejo online

Por: - 4 anos atrás

Não é segredo para ninguém que o Facebook e o próprio Google tem como principal fonte de renda a publicidade. Nos últimos anos, no entanto, ela tem buscado novas maneiras de diversificar o negócio e, claro, o foco é a internet ? e baseada na coleta de dados e a oferta de produtos e serviços cada vez mais próximos do desejo de um usuário.

 

Recentemente, as duas empresas anunciaram testes com ferramentas com foco na experiência do consumidor ou no próprio e-commerce. Em entrevista ao Buzzfeed, um porta-voz do Facebook informou que deu início aos testes de uma ferramenta que permite criar lojas virtuais dentro da rede social criada por Mark Zuckerberg.

 

Por enquanto, a ideia está em fase embrionária. Por outro lado, ela reacende o boato de que a empresa planeja inserir uma plataforma de e-commerce dentro da mais famosa timeline do mundo. Afinal, não faz muito tempo que a empresa disponibilizou o botão ?comprar? para algumas empresas. Além disso, especula-se que o Facebook estaria prestar a testar um assistente virtual para compras na mídia social.

 

Antes, o Google havia anunciado o teste do botão ?comprar? ao lado do resultado dos resultados de buscas ? que ocorreria em alguns países e para um específico grupo de empresas. Além disso, a empresa falou em avanços no Now, a sua ferramenta de smart stream. Em suma, a ferramenta antecipa alguns movimentos do usuário a partir do histórico de navegação, uso de aplicativo, procura no Chrome, entre outras informações guardadas e processadas no Now.

 

As empresas querem se aventurar na área de e-Marketplace? A ver.

 

LEIA MAIS:

Quem usa menos o Facebook e mais o Pinterest é mais feliz

Facebook faz mais mudanças em anúncios e no feed

Infográfico: para que o brasileiro usa a internet?