Por que as empresas devem investir na terceira idade?

Em grande número no país, os idosos são um público que têm sempre algo novo para ensinar, inclusive que nunca é tarde para aprender ? e viver

Tricô, baralho, crochê e dominó são mais deduções alheias do que hobby para os ?idosos? de hoje. Um recente mapeamento do consumo feito com pessoas na faixa etária dos 60 anos feito pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pelo portal de educação financeira ?Meu Bolso Feliz?, em 27 capitais, descobriu que a cada cem consumidores da terceira idade, 45 têm dificuldade para encontrar produtos e serviços adequados a sua faixa etária.

?Ignorar esse consumidor pode ser um erro fatal. Cada vez mais independentes financeiramente e certos do que querem, os consumidores da terceira idade podem fazer uma diferença tremenda no mercado?, considera Frederico Vaz Guimarães Abrahão, franqueador da Direito de Ouvir Amplifon ? que pertence a um grupo que é líder mundial em soluções auditivas.

Segundo o último balanço da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), divulgado no ano passado, só na região Sudeste, 18,9% dos aposentados com 60 anos ou mais, continua trabalhando. Apenas entre os homens, o índice é ainda maior e alcança os 19,3%.

Mais ativos do que muita gente que se diz jovem em idade, os ?senhores? de hoje são foco de ações de algumas empresas. A Prepara Cursos é uma delas e criou um curso de informática para a chamada ?Melhor Idade?. As aulas permitem o primeiro contato com o computador, informações básicas de informática e conhecimentos para a navegação na Internet, incluindo redes sociais.

O Centro Britânico, franquia de cursos de idiomas, idealizou o curso Golden Years, para pessoas com mais de 55 anos. O nível básico tem duração de dois semestres. Já a academia Bio Ritmo criou o programa Bio Master, com aulas de alongamento, pilates e reeducação postural para idosos.

A Home Angels, franquia especializada em cuidadores de idosos, vai fechar 2015 com 250 unidades no Brasil, em um segmento que é dos mais procurados para novas franquias. Assim como o de limpeza doméstica, caso da House Shine, que tem serviços especiais para cuidar da casa de clientes acima dos 60 anos.

A TIM promove, pela primeira vez, uma etapa nacional do projeto Café com Android, em parceria com a LG. A ação voltada para a terceira idade ensina como usar melhor os recursos que os smartphones e tablets proporcionam, com workshops gratuitos. Ao todo, serão realizados dez eventos que tiveram início no dia 15 e vão até 18 de julho, em São Paulo, Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Londrina (PR), Recife (PE), Itabuna (BA) e Belém (PA). O Café com Android já promoveu mais de 18 edições em todo o Brasil, atingindo aproximadamente 500 pessoas.

Com informações dos portais Brasil Econômico, Canal Empreendedor, Liberal e Assessoria de Imprensa TIM.






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS