Por que a conexão mobile é um negócio da China?

Números mostram como o país oriental está à frente na corrida pela conectividade pelo mundo

Quando falamos de geração MoMo (Moderna e Mobile), não podemos deixar de observar uma potência no assunto: a China. Durante o Cannes Lion, maior festival de criatividade do mundo, a Tencent, uma das maiores empresas chinesas de internet, apresentou dados que mostram como a China está em franca digitalização das indústrias principais, incluindo e-commerce, vídeo, jogos on-line, e-payments e comunicação.

?A internet não mudou a forma pela qual se vive na China. Mas trouxe mais facilidade para reforçar os valores que norteiam a sociedade. Entregar, ter respeito, integrando estilos de vida tradicionais com tecnologia?, comenta SY Lau, vice-presidente executivo sênior da Tencent e presidente do Online Media Group da Tencent. SY Lau foi considerado a pessoa de mídia do ano (2015 Cannes Lions Media Person of the Year) e apresentou a palestra ?A face humana por trás do dispositivo?.

Segundo ele, a conectividade espalhou-se em todas as dimensões da vida chinesa. Praticamente nenhum aspecto ou tarefa da vida deixa de ser objeto de uso no smartphone. ?Investimentos, mobilidade urbana, escolhas e decisões do dia a dia são facilidades criadas e utilizadas pelos chineses no modo mobile. A internet representa uma estratégia de governo de mais de US$ 6 bi?, afirma o executivo.

Assim, o país se destaca por levar o que ele chamou de ?internet thinking? (pensamento de internet) como uma filosofia que permeia todos os tipos de negócios, desde transações bancárias até compras ou mesmo a produção de uma lanchonete (as quantidades de ingredientes podem ser calculadas por um sistema on-line, por exemplo). ?A Tencent trouxe modernidade e conectividade a comunidades que há séculos mantinham hábitos quase imutáveis. Seus habitantes ganharam qualidade de vida e uma janela para o mundo, rompendo barreiras cristalizadas?, completa.

Atualmente, 637 milhões de pessoas estão conectadas via mobile, com estimativa de serem 745 milhões já em 2017. Além do mobile, a China tem a maior população do mundo em conectados via desktop, com 478.506 mil pessoas, superando Europa e Ásia. Veja abaixo outros números impressionantes do país, que revelam também como a China está se tornando uma potência em e-commerce e media mobile digital.

china digital

 

 

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

As IDENTIDADES do novo consumidor sem rótulos #CM25ANOS

Futuro incerto? O que pensam os futuristas em tempos de crise social

“Contágio” e outros filmes sobre epidemias para ver dentro de casa

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

A ascenção das newsletters

VEJA MAIS