A hora da produtividade

Manuel Corrêa da Telhanorte apresenta novos modelos de gestão para fazer mais com menos

Depois da década de ouro, diante da retração do consumo, o varejista começa a enxergar melhor suas falhas. Um dos principais problemas do mercado brasileiro é a produtividade. Segundo Manoel Corrêa, diretor geral da Telhanorte, para alcançar o nível de produtividade de um norte-americano são necessários quatro brasileiros.

Em palestra no BR Week 2015, Corrêa falou sobre os desafios de fazer mais com menos diante de um cenário instável como o que vivemos hoje. ?A educação é o primeiro complicador. Somente 26% dos brasileiros têm domínio completo da língua portuguesa e de matemática. Os outros 74% não dominam essas disciplinas?, comentou o executivo. Outros problemas citados pelo varejista foram infraestrutura e inovação. ?Ficamos bem atrás em comparação, não só países desenvolvidos, mas também em relação aos em desenvolvimento?, complementa Corrêa.

No Brasil, ainda existem muitas empresas que não operam com a contabilidade corretamente, segundo Corrêa, e isso dificulta a gestão de estoque e a expansão dos negócios. ?Até pouco tempo atrás nossas reuniões eram para debater os caminhos para o crescimento e expansão de lojas. Agora, percebemos que o ritmo acelerado de crescimento nos levou a tomar decisões precipitadas e equivocadas em relação a gestão de pessoas. Não olhamos para a produtividade e esse é o momento de rever tudo?, explicou o executivo.

Corrêa acredita que neste momento deve-se esquecer que o mercado ajudou tanto nos últimos anos e focar nos fundamentos de gestão. ?Nosso foco é no cliente. O consumidor é nosso seguro de vida. E os funcionários: se não é tudo é quase tudo. O grande diferencial das empresas é o capital humano, por isso é tão importante reter talentos?, disse. Pessoas são o maior custo e o maior ativo da empresa. A Telhanorte teve seu turnover reduzido em 20% nos últimos dois anos e Corrêa disse que o primeiro passo para retenção é contratar lentamente e demitir rapidamente também. ?Gestão de pessoas é fundamental e saber desenvolver líderes?, completa.

Leia mais

De negócios elas entendem

O varejo e o design conectados com o consumidor

A rede mais multicanal do Brasil






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS