Temperatura no ambiente de trabalho pode afetar o desempenho

Estudos apontam a ligação entre ar condicionado e rendimento profissional

No verão, ar condicionado é prioridade. O aparelho de refrigeração fica ligado 24 horas por dia na temperatura fria/gelada para refrescar o ambiente. ?O ar condicionado hoje é um item indispensável para as empresas. É importante fazer a refrigeração correta do ambiente com muitos computadores, mas também é primordial que a organização pense no bem-estar do funcionário?, afirma o executivo da STR Ar Condicionado, Marcel Michelin.

A diferença de temperaturas que ocorre entre ?fora? e dentro da empresa provoca por vezes sintomas como dor de garganta, calafrios e gripe, resultando na saúde e desempenho do profissional. Veja abaixo alguns argumentos para esclarecer o motivo pelo qual o ar condicionado fica ligado no máximo, afetando diretamente os colaboradores da organização.

Richard de Dear, diretor do Laboratório de Qualidade do Meio Ambiente nos Interiores da Universidade de Sidney, disse num artigo publicado no The New York Times que se trata de uma questão de estatuto social. ?Ser capaz de fazer com que as pessoas sintam frio no verão é sinal de poder?, explica o investigador.

Segundo a Universidade de Cornell os trabalhadores cometem mais erros quando a temperatura se encontra entre os 20 e os 22 graus do que quando a temperatura está entre os 23 e os 24 graus.
Uma Universidade de Maastricht, na Holanda, realizou uma série de estudos e concluiu que o ar-condicionado em escritórios é um símbolo do machismo por não levar em conta o conforto da mulher.

A temperatura padrão de um ar-condicionado é determinada a partir da taxa de metabolismo de um homem de 40 anos pesando 70 kg, referência usada desde os anos 60. Os cientistas responsáveis pela pesquisa afirmam que as mulheres não têm uma taxa tão elevada como essa baseada no corpo dos homens. Elas preferem, em média, uma temperatura de 25ºC, enquanto eles se sentem mais confortáveis com cerca de 22ºC.

O escritório frio também faz com que as pessoas sigam o código de vestuário da empresa. Ou seja, se sabe que no escritório vai estar muito frio não vai ter vontade de ir de calções e chinelos ou de vestido de verão, por exemplo.

O uso ?incorreto? do ar condicionado pode dar origem a cerca de 20% dos resfriados ao longo do ano. A falta de circulação do ar pode secar as mucosas do nariz, causar infeções na garganta, irritação nos olhos, dores de cabeça e, em casos mais graves, pneumonias.

 

LEIA MAIS:

Por que você não consegue arrumar ou mudar de emprego?

8 dicas para evoluir profissionalmente com as redes sociais

5 motivos para investir na satisfação dos funcionários






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS