Recarregar os carros elétricos pode ficar mais simples e rápido

O Reino Unido está testando uma estrada que recarrega esse tipo de veículo por meio da tecnologia wireless e fios elétricos

Por: - 4 anos atrás

 
No Reino Unido, o mercado de veículos híbrido e elétrico cresceu cerca de 300%. Uma possível explicação para esse crescimento está nos incentivos do governo, que oferece até £5,000 (R$ 21 mil) de desconto na compra de carros híbridos ou totalmente elétricos. Isso sem contar a isenção de impostos para veículos do tipo.

Leia também: Nissan e Mitsubishi firmam parceria por carro elétrico mais viável

No entanto, os carros elétricos precisam ser recarregados a cada determinada quantidade de quilômetros rodados e isso pode ser um ?problema? devido ao tempo que as baterias demandam para ser carregadas. Ao pensar nisso, a organização Highways England se propôs a implementar uma tecnologia pioneira que permitirá que usuários de carros elétricos não precisem parar para abastecer os veículos. 

Leia também: Ford apresenta projeto de carro elétrico com painéis solares

Para que o sistema funcione, os automóveis seriam equipados com tecnologia wireless e poderiam trafegar em estradas especiais. Nestas áreas, haverá fios elétricos enterrados sob a estrada gerando campos eletromagnéticos que são capturados por uma bobina dentro do veículo e convertidos em eletricidade.

 
Leia também: E-bus: ônibus elétrico brasileiro movido 100% a baterias
Por enquanto, a tecnologia será implementada como um teste durante 18 meses. Após esse período, será avaliada a necessidade de expandir o projeto para as vias públicas do país. O mesmo sistema foi implementado anteriormente na cidade sul-coreana de Gumi, onde permitia que ônibus especiais fossem carregados durante um trajeto de 12 quilômetros.
 
Com informações dos portais Hypeness e Adrenaline.UOL