Designer cria utensílios que auxiliam pessoas com Alzheimer

Uma jovem inspirada na avó inventou louças que podem ajudar pessoas com a doença a se alimentarem com mais facilidade

Segundo Marcelo Pimenta, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), para que algo seja considerado inovador, precisa ter seu valor percebido. Inovar não precisa existir apenas para grandes invenções ou mudanças. Pelo contrário, deve surgir das coisas simples, de necessidades do dia a dia das pessoas.

Um exemplo de uma situação que pode parecer simples para a maioria das pessoas, mas muito difíceis para outras: o momento da alimentação. Por quê? Uma das características do Alzheimer é o tremor nas mãos causado pela doença. Segurar os talheres e copos e até mesmo retirar o alimento de um prato raso pode ser algo complicado, além do sentimento que se pode ter ao redor da circunstância.

Leia também: Já imaginou restaurar a memória de pessoas com Alzheimer

Ao notar o que a avó e outras pessoas com a doença passavam no momento da alimentação, a jovem designer industrial Sha Yao criou um conjunto de utensílios de mesa especiais. O EatWell é um conjunto de pratos, copos e talheres pensado especificamente para pessoas com Alzheimer.

Todos os aspectos do conjunto foram pensados para facilitar a alimentação: cores, formas e materiais para melhorar a experiência dos pacientes ao se alimentar. Os potes de comida possuem um ângulo de 90º no qual a colher se encaixa perfeitamente e proporciona mais facilidade na hora de comer. Além disso, os copos e canecas ganharam reforço na parte inferior para evitar que sejam derrubados com facilidade.

Leia também: Ácido da manteiga pode ajudar pacientes com Alzheimer

Os produtos obtiveram financiamento coletivo através da plataforma Indiegogo, onde ainda é possível adquirir um kit através de um investimento mínimo de U$ 55 para o kit de quatro peças. A invenção da jovem Sha Yao conquistou o prêmio máximo de 2014 no Stanford Design Challenge.

Leia também: Aplicativo da Samsung ajuda pessoas com Alzheimer

Confira no vídeo abaixo, em inglês, detalhes sobre a criação da designer.

Com informações do portal Hypness.






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS