Quem puxa o seu tapete no ambiente de trabalho?

Chefes e superiores promovem mais da metade das ?puxadas de tapete? no ambiente de trabalho, aponta pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo VAGAS.com apontou as situações em que os trabalhadores mais se sentem prejudicados por colegas ou chefia.
Participaram do levantamento 3.834 profissionais, com idades entre 16 e 60 anos. A maior parcela dos respondentes (55%) ocupa cargos operacionais, seguida por  analistas e especialistas (22%), 13% integram quadros de média gestão e 8% têm postos na alta administração das empresas. Os 2% restantes foram respondidos por trabalhadores desempregados no momento e profissionais liberais.

Segundo o levantamento, 62% da amostra afirma ter sofrido alguma ação que denota puxada de tapete no trabalho, caracterizada por ações que prejudicaram a carreira.

 puxatapete

?Esses dados mostram que os gestores estão, em algumas ocasiões, sabotando o trabalho de integrantes de sua própria equipe ou de subordinados para levarem algum tipo de vantagem em sua carreira ou na companhia onde trabalham. É um indicador surpreendente e ao mesmo tempo muito preocupante, pois demonstra que a maior parte dos líderes não está administrando sua equipe como deveria?, analisa Rafael Urbano, especialista em Inteligência de Negócios na VAGAS.com

Foram considerados no levantamento nove tipos de ações configuradas como puxada de tapete no ambiente de trabalho. Ter confiado muito em uma pessoa que depois viria a prejudicar sua imagem, foi a campeã do levantamento, com 32% das respostas, seguida por roubo de crédito para ideia ou iniciativa, com 23%.

Os respondentes puderam apontar mais de uma situação de que foram vítimas. Veja abaixo as demais situações e resultados:

– ?excluíram você de algum projeto para não te dar visibilidade? – 17%

– ?foi acusado por algo que nunca participou? – 13%

– ?outra situação favorecendo colegas sem o devido mérito, independente da capacidade profissional? – 13%

– ?passaram por cima da sua autoridade. Tomaram uma atitude que deveria ter sido feita por você? – 12%.

– ?levaram você a erro para se aproveitar de alguma situação? – 11%

– ?deu muita atenção à ?rádio peão? e acabou tomando uma atitude precipitada que prejudicou sua carreira? ? 6%.

– ?não sofreu nenhuma destas ações ou situações? – 38%

 

LEIA MAIS:

O que levar em conta ao trocar de emprego ou carreira?

5 mitos e verdades sobre o trabalho temporário

Lealdade do consumidor pode ser inferior a três segundos

 

 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS