Consumidores querem novos meios de pagamento

Estudo global da MasterCard mostra demanda dos clientes por inovações

Em todo o mundo, os consumidores querem que suas experiências de compra sejam transformadas pela tecnologia, se tornando mais simples, rápidas e convenientes. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela MasterCard em parceria com a PRIME Research e apresentado na abertura do World Retail Congress, que acontece até quinta-feira em Roma com cobertura exclusiva NOVAREJO.

De acordo com a primeira edição do Retail Social Listening Study, que analisou 1,6 milhão de conversas on-line sobre varejo e compras em 61 países nos últimos 12 meses, o varejo será cada vez mais pressionado a adotar novas tecnologias de pagamento, já que os clientes demandam simplicidade e inovação. ?Os meios de pagamento se tornaram uma parte fundamental da experiência de compra dos clientes e, por isso, demandam mais atenção por parte do varejo?, comenta Carlos Menendez, diretor executivo de mercados internacionais da MasterCard. ?O pagamento precisa ser simples, rápido e personalizado?, completa.

Entre as principais tendências identificadas pelo estudo estão:

* Conveniência gerada pelas inovações tecnológicas: a conveniência foi o aspecto dos meios de pagamento mais discutido pelos consumidores nas redes sociais (77%), especialmente no setor de turismo. Entre as queixas dos clientes estão o fato de precisarem tirar suas carteiras do bolso a cada compra. Como demanda, surge a oportunidade de utilização de meios de pagamentos móveis, especialmente durante viagens.

* Recompensas: a oferta de benefícios para os consumidores foi um tópico fortemente discutido nas mídias sociais, citado em 38% das discussões, com destaque para o setor de entretenimento. Os consumidores, de forma geral, se mostraram dispostos a utilizar mais formas de pagamento sem contato (NFC), desde que sejam recompensados pelo uso frequente.

* Aceitação pelo varejo: 21% das discussões tocaram na questão da rede de varejistas que aceita determinado tipo de meio de pagamento. Segundo o estudo, ficou claro o desejo dos consumidores de não apenas poder utilizar novos meios de pagamento, mas de ter essas ferramentas integradas aos atuais sistemas. No setor de vestuário, recursos como pagamentos móveis e contactless foram bastante citados.

Leia mais:
Futuros talentos do varejo se apresentam no WRC

Qual o melhor meio de pagamento em uma loja virtual?

Regulamentação impulsiona consolidação dos meios de pagamento




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS