7 hábitos de consumo que levam a gastar mais

Vivemos na era do consumismo e somos incentivados a consumir cada vez mais produtos e serviços dos mais variados tipos

Vivemos na era do consumismo e somos incentivados a consumir cada vez mais produtos e serviços dos mais variados tipos. Somos expostos a uma infinidade de propagandas a todo momento, as quais nos induzem a comprar coisas que não precisamos e com isso acabamos gastando cada vez mais. Por que isso acontece? Considerando a crise econômica brasileira precisamos pensar mais em economizar do que gastar descontroladamente. De acordo com Jaime Garcia Dias os 7 hábitos que nos fazem gastar mais são os seguintes:

1. Não ter planejamento financeiro
Planejamento financeiro é fundamental para uma vida econômica saudável, segundo Jaime Garcia Dias. Ao nos planejar temos uma visão geral de todos os nossos gastos, o quanto podemos gastar e quanto podemos economizar para possíveis imprevistos.

2. Comprar por impulso
Vivemos uma vida muito estressante e corrida e muitas vezes acabamos comprando coisas por impulso, o que acaba nos trazendo uma felicidade momentânea. Acontece que acabamos gastando um dinheiro que não tínhamos e então após um tempo acabamos nos arrependendo da compra. Comprar por impulso nunca é uma boa ideia, segundo Jaime Garcia Dias.

3. Não avaliar o custo benefício do produto ou serviço
Avaliar o custo benefício do produto ou serviço antes da compra é importantíssimo na opinião de Jaime Garcia Dias. Nem sempre o mais caro ou mais barato são melhores. É recomendado que o cliente busque o máximo de informações sobre o produto ou serviço antes de efetuar a compra e avalie os prós e os contras.

4. Ignorar os pequenos gastos
Esse é um dos grandes vilões das nossas finanças de acordo com Jaime Garcia Dias Na correria do dia-a-dia prestamos atenção nos grandes gastos e nos esquecemos dos pequenos gastos diários como: o cafezinho, o estacionamento, o chiclete. Ao somarmos esses gastos ao final do mês vamos ter uma surpresa desagradável com o valor total desses pequenos gastos.

5. Usar cartões de débito e crédito ao invés de dinheiro
Os cartões de débito e crédito nos proporcionam um grande conforto ao realizarmos nossas compras, porém Jaime Garcia Dias recomenda que tenhamos cuidado e é importante analisar as compras realizadas. Muitas vezes ao pagar em dinheiro temos um desconto muito bom, em contrapartida do pagamento com os cartões que há incidência de juros.

6. Comprar porque está na promoção
Não é porque algo está na promoção que vamos saindo comprando tudo, diz Jaime Garcia Dias. É preciso analisar primeiramente se você realmente precisa do que está sendo vendido. Muitas vezes compramos apenas por comprar e depois você poderá ficam sem dinheiro para comprar algo que realmente será necessário.

7. Não usar programas de fidelização
Procure se cadastrar em lojas e sites que oferecem desconto a clientes especais. Também é interessante se cadastrar nos programas de fidelização de cartões de crédito que nos dão benefícios de trocar os pontos por produtos, serviços e viagens.

 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS