Como você vai para o trabalho?

Paulistano já reduz uso do carro, segundo pesquisa do Ibope. Semana da mobilidade urbana discute a questão do transporte na cidade

Por: - 4 anos atrás

 

A semana entre os dias 18 e 26 de setembro está marcada por diversos eventos com um único objetivo: discutir a mobilidade urbana. Aproveitando que dia 22 de setembro é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, diversas organizações, inclusive a prefeitura de São Paulo, estão propondo debates sobre o tema.

Em razão da data, o Ibope apresentou uma pesquisa sobre mobilidade urbana, que mostrou queda de 11 pontos percentuais no número de motoristas que usam automóveis todos os dias na capital paulista. Em 2014, 56% dos paulistanos diziam usar o carro diariamente, ante 45% neste ano.

Encomendada pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), a pesquisa mostrou que os paulistanos gastam, em média, oito minutos a menos nos deslocamentos em comparação com o ano anterior. Ainda assim, 48% – a quase metade da população da capital paulista – gasta pelo menos duas horas por dia no trânsito.

O número de pessoas que recusava a locomoção por bicicleta vem caindo ao longo dos anos: em 2014, eram 24% e, em 2015, 13%. A avaliação do transporte público é mais negativa entre os que declararam utilizar carro “todos os dias” ou “quase todos os dias” (4,1) em relação aos usuários do próprio serviço, que deram nota de 5,1. As notas em relação ao serviço de ônibus em São Paulo continuam abaixo da média (5,5). Entre os entrevistados, 90% são a favor da construção de faixas e corredores de ônibus.

Um dado interessante é que, entre as maiores preocupações do paulistano, os itens trânsito e transporte público vem caindo. No ranking, saúde (55%), segurança pública (37%), educação (33%), desemprego (33%), trânsito (29%), transporte coletivo (27%), abastecimento de água (21%) e poluição (17%).

Eventos

Entre os dias 19 e 25 de setembro, a Virada da Mobilidade 2015 é realizada pela WR Brasil Embarq Brasil e Caronetas. O evento convida órgãos públicos, coletivos e empresas a proporem atividades que ajudem a repensar as formas de locomoção na cidade.

No mesmo período, a prefeitura organiza a Semana da Mobilidade, que também convida à reflexão, considerando a mobilidade o aspecto mais estruturante da cidade, que cresce para onde os caminhos são construídos.

 

Leia Mais

SOFREU UM ACIDENTE DE TRÂNSITO? PASSE NOS CORREIOS

7 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ACIDENTES DE TRÂNSITO