Otimismo em queda livre

Pesquisa do Ibope mostra que pessimismo do brasileido sobe após dois meses de recuperação

Quando o brasileiro parecia recuperar a confiança no País, as notícias cada vez piores do cenário econômico e político revertem a situação e agora o pessimismo volta a registrar nível histórico, segundo pesquisa do Ibope.

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor registrou em setembro queda de 12,2%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na comparação mensal, o recuo foi de 2,6%.

Todos os indicadores que compõem o INEC apresentaram queda em setembro, tanto na comparação com agosto quanto com o mesmo mês do ano anterior.

As expectativas com relação a desemprego (- 12,5%), renda pessoal (-21,4%), endividamento (-12,4%) e situação financeira (-23,1%) registraram as maiores quedas na comparação com o mesmo mês do anterior. Expectativas com relação a inflação e compras de bens de maior valor caíra, respectivamente, 4,1% e 1,7%.

Na análise mensal, o destaque ficou com renda pessoal, que registrou recuo de 6,4%, ao passo que a expectativa com a situação financeira está 3,7% menor do que estava em agosto.

Leia mais

5 formas de reduzir custos em meio à crise

41% planejam gastar menos com Dia das Crianças

56 milhões compram dos pequenos negócios






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS