Sete ingredientes que ajudam a manter a saúde

Se consumidos com regularidade, esses alimentos podem ajudar a deixar o organismo equilibrado e livre de doenças

A alimentação pode ser uma grande aliada na manutenção da saúde. O consumo de alimentos naturais garante ao corpo as vitaminas e sais minerais que ele necessita para funcionar. Além disso, conforme explica Yolanda Schrank, endocrinologista integrante do corpo clínico do Delboni Medicina Diagnóstica, é que o organismo produz substâncias ?tóxicas? que, quando acumuladas, contribuem para o surgimento de várias doenças. Isso pode acontecer devido a deficiências nutricionais ou distúrbios genéticos e aumenta os riscos de doenças cardiovasculares e demências. Assim, uma dieta rica e balanceada ajuda a controlar os efeitos nocivos do excesso desses aminoácidos.

Confira uma lista elaborada pela especialista com sete alimentos que podem contribuir para a eliminação dessas substâncias e estimularem o aumento da imunidade.

1. Vegetais verde-escuros ? têm nutrientes, como os compostos sulfídricos, que auxiliam na desintoxicação hepática, ou seja, ajudam a proteger o fígado das toxinas que circulam no sangue. Além disso, alimentos como o brócolis, a couve e o espinafre têm pouquíssimas calorias e são fontes de ferro e fibras. Essas folhas contêm ácido fólico e luteína, um antioxidante que protege os olhos e diminui o risco de degeneração da mácula ? área ocular com propensão para ser afetada em idade mais avançada.

broccoli

Margan Zajdowicz – Freeimages

2. Molho de tomate – o licopeno presente no tomate tem ação antioxidante, que ajuda a diminuir a produção de radicais livres. Durante o preparo, é fundamental cozinhar o tomate e adicionar uma gordura monoinsaturada, como o azeite. O licopeno é extraído do tomate e fica retido no óleo. Por isso, os molhos, em especial os caseiros, concentram mais licopeno que a fruta em si.

3. Soja ? alimento funcional que está por toda a parte: em grãos, na forma de leite, queijos, extratos e hambúrgueres, entre outras opções. Contudo, como nem sempre os produtos industrializados apresentam soja em concentração suficiente para gerar benefício à saúde, o melhor é consumir cerca de 25 gramas do grão por dia. A diminuição do risco de doenças cardiovasculares é o principal benefício de uma dieta rica em soja. Mas a colina, vitamina também presente no ingrediente, tem vantagens para a memória e cognição, ajudando a preservar as funções cerebrais.

4. Alho ? é um antibiótico natural capaz de controlar fungos e bactérias. Em crises agudas, os medicamentos são indispensáveis. Porém, quem sofre de infecções recorrentes, como a candidíase de repetição, pode se beneficiar do efeito do alho.

5. Maçã ? pode atuar como coadjuvante em tratamentos de controle do colesterol, por exemplo. Porém, é importante comer com a casca, pois é lá que se concentra a pectina, sustância com inúmeros benefícios, entre eles, o alívio da constipação intestinal.

grapes

Susan Kers – Freeimages

6. Uva ? os polifenóis presentes na uva ajudam a evitar o câncer (por seu efeito antioxidante) e doenças cardiovasculares.

7. Aveia ? as fibras presentes em abundância na aveia já seriam motivo suficiente para recomendar a ingestão diária de meia xícara do cereal a quem deseja prolongar a sensação de saciedade e regular o trânsito intestinal. Diabéticos também podem se beneficiar do ingrediente, já que, na presença de fibras, a glicose do sangue é absorvida de maneira gradual, evitando picos de insulina.






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