Conheça os setores com melhores salários

Está pensando em mudar de área profissional? Saiba quem paga melhor

Por: - 3 anos atrás

 

A busca por novas oportunidades no mercado inclui uma série de fatores. Inclusive a avaliação dos salários oferecidos. Mesmo para quem já está alocado e não pretende mudar de área, saber os valores médios praticados pelo mercado pode ajudar na hora de negociar aquele aumento tão desejado.

O ramo de instituições financeiras, seguros e corretoras é o que paga melhores salários no Brasil, com remuneração média que pode superar em até 166% a média nacional, de R$ 2.113. O dado é parte da 51ª Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho, site líder em classificados de emprego online no país. Na edição anterior do levantamento, o segmento financeiro ocupava a 18ª posição do ranking, enquanto a indústria de autopeças liderava a lista.

Os segmentos de Fabricação de Equipamentos de Transporte e Mineração, Extração de Óleo e Gás ficaram logo abaixo, com remunerações 85,1% e 62,8% maiores que a média brasileira, respectivamente.

Leia Mais: Quanto ganha um professor?

A pesquisa é atualizada anualmente. Este recorte faz parte da 51ª edição, que contou com mais de 900 mil respondentes em mais de 4.063 cidades do Brasil. Confira a relação dos 10 principais ramos de atividade em termos de remuneração média, de acordo com a pesquisa atual:

Tabela4 quem paga maisFonte: Pesquisa Salarial da Catho 51ª Edição

Leia Mais; Blogueiras faturam alto mesmo em tempos de crise

A Pesquisa Salarial da Catho também aponta as áreas com as maiores variações salariais nos últimos 12 meses. Com aumento de 25,4% entre 2014 e 2015, o segmento de Fabricação de Equipamentos de Transporte lidera a lista. O ramo de saúde e hospitalar (laboratórios, hospitais, análises clínicas e assistência médica) vem na sequência, com variação salarial de 11,4% no período. Em terceiro lugar, com aumento de 10,7%, aparece o segmento de Fabricação de Produtos de Borracha e Plásticos. Confira abaixo o ranking completo:

Tabela2 quem paga mais
Fonte: Pesquisa Salarial da Catho 51ª Edição

Impacto da escolaridade

Independentemente da área de atuação, o nível de capacitação tem forte impacto no salário do profissional. Quanto maior o nível de escolaridade maior é a variação da remuneração salarial.
Em um cargo de diretoria, por exemplo, a diferença salarial entre um profissional que tem Ensino Superior e outro que cursou uma pós-graduação ou um MBA pode chegar a 22,5%.

Tabela3 quem paga mais 
Fonte: Pesquisa Salarial da Catho 51ª Edição

Peso do inglês fluente no salário

Além do nível de capacitação, dominar o inglês é outro aspecto que influencia diretamente o salário do profissional. A Pesquisa Salarial da Catho mostrou o peso da fluência em inglês em cada nível hierárquico.

Tabela5 quem paga mais

Fonte: Pesquisa Salarial da Catho 51ª Edição

 
Com informações da Assessoria de Imprensa Catho – FSB Comunicação

Leia Mais: Arrumar um emprego não está fácil? Ferramentas on-line podem ajudar