O poder das ?berries? na sua saúde

A febre das frutas com terminações ?berry? chegou ao Brasil há algum tempo. Mas, afinal, você sabe quais são os reais benefícios delas?

 
De uma maneira geral, as berries são frutas pequenas com coloração que vai do vermelho para o roxo ? morango, amora, framboesa, que são velhas conhecidas no país. E o segredo está justamente na coloração. As frutas vermelhas têm compostos bioativos denominados antocianinas e flavonoides, responsáveis por conferir a cor vermelho-arroxeada destes frutos. 

?As berries são frutas com alto poder antioxidante e anti-inflamatório. E contribuem para melhora de sistema imunológico, humor e protetor cardíaco?, afirma a nutricionista Brenda Rangel. 

As frutas desse tipo mais comuns no Brasil são amora, framboesa, mirtilo, groselha e morango – que é a berry mais consumida no país. “Ele é fonte de ácido ascórbico, catequinas e compostos fenólicos, que ajudam na prevenção de doenças e têm efeito antioxidante. Diversos estudos comprovaram a eficácia do morango na prevenção e tratamento do colesterol.”, conta o nutricionista Alisson Paulino.

Elas conseguem ser mais ricas em vitamina C que a laranja. “As berries contêm o dobro da quantidade de antioxidantes presentes no espinafre e o triplo em relação às laranjas. Além disso, atuam no fortalecimento do sistema imunológico?, reforça.

Paulino aponta o açaí como uma alternativa brasileira, apesar de ser difícil encontrá-lo na forma pura nos Sudeste. ?Na falta da fruta natural, a mais indicada é a versão em pó, que vem em cápsulas e deve ser feita em uma farmácia manipulada de confiança. Não recomendo esses cremes congelados e adoçados, que contêm muito açúcar?.
 
Como consumir
“Recomenda-se que o consumo de qualquer berry seja feito na forma in natura. Se cozidas, transformadas em recheios, caldas ou geleias, prejudicam o aproveitamento das propriedades funcionais das frutas, já que os nutrientes são degradados durante os processamentos de cozimento, secagem etc. Elas são fáceis de incorporar no dia a dia e podem ser consumidas como frutas, sucos ou, no caso da goji berry, na forma de passas (desidratadas) ou mesmo em sucos. São saborosas e podem ser adicionadas a cereais, saladas de frutas ou iogurtes”, sugere Paulino.
 
Com informações dos portais Andressa Volpe e Chic.uol.





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