Problemas com alguma empresa? Consumidor.gov.br resolve!

Site oficial da Senacon ganhou ainda um importante parceiro em São Paulo

Por: - 4 anos atrás

 

Há um caminho mais rápido que a justiça para a resolução de problemas dos consumidores. A plataforma consumidor.gov.br surgiu para agilizar a solução de conflitos de consumo, mediando as relações entre consumidores e empresas.

E agora ganhou um importante aliado: ontem (04/11), em São Paulo, o Tribunal de Justiça ? TJSP, o maior do País, assinou acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A parceria busca ampliar o acesso do consumidor aos instrumentos extrajudiciais e fortalecer a tutela administrativa exercida pelos órgãos públicos de defesa do consumidor. ?Não é conveniente ingressar em juízo para todo e qualquer problema. A solução negociada é mais ética, rápida e menos dispendiosa?, afirma José Renato Nalini, presidente do TJSP.

 

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Juliana Pereira e José Renato Nalini – Foto Antônio Carreta

Consumidor.gov.br

A plataforma tem funcionamento simples. Se a empresa em questão for cadastrada no site, o consumidor registra sua reclamação e, a partir daí, a empresa tem até 10 dias para analisar e responder a reclamação. Em seguida, ele tem até 20 dias para comentar a resposta recebida, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

Lançado em junho de 2014, o serviço conta com mais de 178 mil atendimentos finalizados e 282 empresas participantes. O índice de solução é de 80%, a nota média de satisfação é 3,1 e o tempo para resposta é de aproximadamente sete dias. ?O melhor é que a empresa resolva o problema do consumidor. Quando ela não consegue, entram os órgãos de defesa. A ideia é que esses canais ajudem a agilizar para o consumidor, que tem pressa?, conclui Juliana Pereira, Secretária Nacional de Defesa do Consumidor.

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Abraço

Para chamar ainda mais atenção ao assunto, a Senacon e o TJSP, juntos com 14 empresas (Amil, Banco do Brasil, Bradesco, Carrefour, Itaú-Unibanco, Magazine Luiza, Oi, Vivo-Telefônica, Samsung, Santander, Serasa Experian, Sky, TAM, e Whirpool), promoveram um abraço simbólico com 300 pessoas no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça. Também aproveitaram a ocasião para lançar a plataforma no Portal do TJSP e anunciar novas adesões ao Pacto pela Solução de Conflitos de Consumo.

 

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Foto: Antônio Carreta

 

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