Investir na formação é investir no futuro de sucesso

A educação é o maior bem que alguém pode ter; ela pertence ao ser e pode ser, ainda, passada à diante 

Por: - 3 anos atrás

 
Todos nós sabemos o quanto a educação é uma das áreas de maior importância para a formação de uma sociedade consistente e próspera. Por isso, um profissional deve sempre se capacitar buscando o aprimoramento. Investir em pós-graduação, cursos e treinamentos que proporcionarão grandes benefícios para sua vida é utilizar inteligentemente o dinheiro.

Nessa hora, você deve pensar: mas já tenho toda a capacitação que necessito e não preciso gastar mais dinheiro com isso, principalmente por causa da crise. Ledo engano, ninguém está no seu limite de aprendizado para o trabalho e quase sempre o investimento em estudo proporciona ótimos retornos financeiros em médio e longo prazos.

Leia também: Matrículas: já é hora de se planejar para 2016

Os benefícios de um investimento na qualificação dos profissionais vão muito além do que geralmente se imagina, pois, mais do que melhorar sua qualificação para o mercado, muito se aprende para sua vivência diária, crescendo consideravelmente sua visão perante o mercado. Sem contar que em cursos profissionais se fortalece muito o network.

Lembre-se que, quando te contratam para um cargo, o empregador tem algo em vista, principalmente as qualificações que possui. Mas, por mais que esteja feliz no local, logo haverá uma vontade natural de crescimento profissional e, para isso, terá que estar preparado para as novas atividades.

Leia também: Como aprender a investir mesmo durante a crise

Além disso, até os profissionais mais antigos e experientes de uma organização precisam se atualizar, principalmente com a revolução que atravessamos nas mais variadas áreas, como é o caso da tecnológica. 

Contudo, para isso é necessário um bom planejamento, não adianta investir por investir; é preciso buscar capacitações que alcancem seus anseios e reais possibilidades de crescimento profissional.

Qualificação em educação financeira

Um dos campos que toma grandes proporções na qualificação é a da Educação Financeira. Cito como sendo de grande valia buscar uma pós-graduação em Educação Financeira, pois é um tema bastante atual e que proporcionará conhecimentos para o campo profissional e, principalmente, pessoal.

Leia também: Repense seu consumo em tempos de crise

Assim, estará à frente do mercado, valorizando-se como profissional, podendo contribuir com o desenvolvimento substancial da corporação, já que poderá passar a todos uma nova vivência com o dinheiro, possibilitando criar alternativas empresariais e pessoais.

Sendo assim, ao planejar o próximo ano, é importante que uma das pautas seja o investimento na especialização profissional, pois a iniciativa se consolida como um grande passo rumo a um futuro melhor profissional e pessoal.

***
Reinaldo Domingos é educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.