Indicadores da semana: o que você precisa saber

Confira os números divulgados nesta semana que podem fazer a diferença no seu negócio

Nesta última semana de novembro, os institutos de pesquisa divulgaram dados sobre o comportamento do consumidor, o desempenho do varejo e as percepções de mercado. Veja a seguir os números que importam.

Comportamento do consumidor
As pesquisas revelam que os consumidores brasileiros estão mais endividados do que nos anos anteriores, embora a quantidade de inadimplentes tenha diminuído no País.  O movimento no comércio também vem caindo em consonância com a diminuição na busca por crédito do consumidor.


62% dos brasileiros estão endividados
Quase 80 mil famílias entraram para as estatísticas do endividamento entre 2013 e 2014, segundo a Radiografia do Endividamento das Famílias Brasileiras, realizada pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Cai número de brasileiros inadimplentes
O número de famílias endividadas caiu entre outubro e novembro, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da CNC (Confederação Nacional do Comércio). Esta é a primeira queda desde fevereiro deste ano.

Busca por crédito do consumidor cai 7,7% em 12 meses
A demanda do consumidor por crédito diminuiu 7,7% no acumulado de 2015, apontam dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior, o indicador obteve retração de 0,6%.

Movimento do comércio recua 2,2% em 12 meses
O movimento do comércio caiu 2,2% em outubro, na variação acumulada em 12 meses (novembro de 2014 até outubro de 2015 contra os 12 meses antecedentes), revelam dados nacionais do varejo apurados pela Boa Vista SCPC.

Percepção do mercado
Com a expectativa de vendas mais baixas para o Natal, os estoques estão cada vez mais altos em São Paulo. Neste cenário, a confiança do empresário é abalada e já se prospecta um início de ano em ritmo de queda para 2016.

Estoques sobem 15,4% e preocupam empresários em SP
Ao longo de 2015, o faturamento abaixo do esperado impactou a percepção dos empresários do comércio varejista na região metropolitana de São Paulo em relação a seus estoques, indica FecomercioSP.

Vendas de Natal devem cair 5% em SP
A média de vendas para o Natal pode cair entre 5% e 10%, aponta um levantamento feito pela Federação de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP) com lojistas do estado a respeito do último trimestre de 2015.

Varejo responde por 7,5% das tentativas de fraudes
Em setembro, o varejo registrou 12.060 tentativas de roubo de identidadade dos consumidores, segundo indicador da Serasa Experian. O número representa 7,5% do total das tentativas do mês.

Confiança do empresário cai 23% em novembro
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas (FGV) recuou 18,5 pontos em relação a novembro de 2014, totalizando 65,9 pontos dos 120 possíveis na medição.

Varejo deve iniciar 2016 em ritmo de queda
Em outubro, as maiores redes do setor apresentaram queda real – ou seja, descontada a inflação – de 5,4% nas vendas, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, e o ritmo deve continuar nesse passo até o início de 2016.

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

As IDENTIDADES do novo consumidor sem rótulos #CM25ANOS

Futuro incerto? O que pensam os futuristas em tempos de crise social

“Contágio” e outros filmes sobre epidemias para ver dentro de casa

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

A ascenção das newsletters

VEJA MAIS