Jovem inventa purificador solar de água

O que você faz quando flagra alguém passar por necessidades? Uma garota americana quis fazer mais do que apenas olhar 

Por: - 4 anos atrás

 
Americana de origem indiana, Deepika Kurup testemunhou a situação em que as crianças de seu país se encontram para poder beber água: uma piscina abandonada. 

A partir desse momento a jovem decidiu que faria alguma coisa para tentar mudar esse cenário ? e é o que está acontecendo. Ela foi a grande vencedora do The Discovery Education 3M Young Scientist Challeng, promovido pelo canal de televisão e pela multinacional americana para estimular a inovação científica para alunos de 5ª a 8ª série.

Um purificador de água que funciona por meio da luz do Sol foi o que rendeu à Deepika o primeiro lugar no concurso e 25 mil dólares para começar a desenvolvê-lo. 

Com uma amostra de água suja direto da estação de tratamento de esgoto de sua cidade, Nashua, no estado de New Hampshire, ela fez os testes no próprio quintal. Ao expor óxido de titânio e óxido de zinco à luz solar, o sistema gerou radicais hidroxilo, que têm a capacidade de matar bactérias presentes na água e que fazem mal à nossa saúde. 

Horas depois, a quantidade de coliformes fecais tinha sido reduzida consideravelmente.

O próximo passo é patentear seu invento. Mas ela quer, ainda, criar uma entidade sem fins lucrativos para implantar e popularizar os benefícios de seu purificador.

*Com informações do portal Razões para Acreditar.