O carro do futuro não precisa de você

Você já pensou em ser conduzido por um carro totalmente autônomo, sem precisar dirigir?

Os carros autônomos já são realidade. Jorge Mussi Filho, diretor de assuntos governamentais e serviços aos clientes da Volvo Cars Brasil, apresentou o carro do futuro no primeiro dia do Conarec 2015. O veículo autônomo controla o acelerador, freio e volante. O motorista não precisa tocar em nada. Basta apertar o botão Start no painel e o carro faz todo o serviço sozinho.

O veículo tem a capacidade de se comunicar com os outros e possui sensores de distância para manter um espaço seguro entre os carros, ciclistas e pedestres. ?”Já existem carros com algumas dessas funções, mas existem muitas barreiras ainda para que eles comecem a circular no mercado?”, explica o executivo. Para Mussi, o veículo reduzirá o número de acidentes automobilísticos. “Cerca de ?95% dos acidentes são causados por falha humana. O carro eliminaria esse volume, além de reduzir, consideravelmente a emissão de poluentes no meio ambiente e o desperdício de combustível”?, completa.

O executivo ainda aponta quais são os desafios para o carro do futuro: a aceitação pública, porque ainda é estranho ver um carro andando sozinho sem motorista; a legislação (não existe nada nesse sentido ainda) e a tecnologia, que ainda tem custo alto. No entanto, ele lembra que existem muitos benefícios. “?A circulação desse tipo de veículo reduziria o espaço entre os carros e não haveria a necessidade de ampliar o espaço nas vias. Além disso, há redução de poluentes e de congestionamento, aumento da segurança, economia financeira com a redução de acidentes de trânsito e outros”?, explica. Segundo Mussi, entre 2017 e 2018, existirão 100 carros totalmente autônomos circulando com consumidores comuns em Gotemburgo, na Suécia, e em 20 anos deverá ser comercializado em outros países.

 

Para saber mais sobre o comportamento do consumidor e as consequências para os negócios, não perca a 14ª edição do Conarec

O que: Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente (Conarec)
Quando: 13 e 14 de setembro
Onde: Hotel Transamérica
Realização: Grupo Padrão, Revista Consumidor Moderno
Mais informações: www.conarec.com.br ou pelo telefone 3125-2215

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Quanto custa abrir uma franquia de varejo no Brasil?

Home office é tendência de trabalho para 2020: veja 5 dicas

“Parasita”: Pessoas, baratas, parasitas e a diluição da identidade

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

Quais são as tendências para 2020. Veja a lista

VEJA MAIS