O carro do futuro não precisa de você

Você já pensou em ser conduzido por um carro totalmente autônomo, sem precisar dirigir?

Por: - 4 anos atrás

Os carros autônomos já são realidade. Jorge Mussi Filho, diretor de assuntos governamentais e serviços aos clientes da Volvo Cars Brasil, apresentou o carro do futuro no primeiro dia do Conarec 2015. O veículo autônomo controla o acelerador, freio e volante. O motorista não precisa tocar em nada. Basta apertar o botão Start no painel e o carro faz todo o serviço sozinho.

O veículo tem a capacidade de se comunicar com os outros e possui sensores de distância para manter um espaço seguro entre os carros, ciclistas e pedestres. ?”Já existem carros com algumas dessas funções, mas existem muitas barreiras ainda para que eles comecem a circular no mercado?”, explica o executivo. Para Mussi, o veículo reduzirá o número de acidentes automobilísticos. “Cerca de ?95% dos acidentes são causados por falha humana. O carro eliminaria esse volume, além de reduzir, consideravelmente a emissão de poluentes no meio ambiente e o desperdício de combustível”?, completa.

O executivo ainda aponta quais são os desafios para o carro do futuro: a aceitação pública, porque ainda é estranho ver um carro andando sozinho sem motorista; a legislação (não existe nada nesse sentido ainda) e a tecnologia, que ainda tem custo alto. No entanto, ele lembra que existem muitos benefícios. “?A circulação desse tipo de veículo reduziria o espaço entre os carros e não haveria a necessidade de ampliar o espaço nas vias. Além disso, há redução de poluentes e de congestionamento, aumento da segurança, economia financeira com a redução de acidentes de trânsito e outros”?, explica. Segundo Mussi, entre 2017 e 2018, existirão 100 carros totalmente autônomos circulando com consumidores comuns em Gotemburgo, na Suécia, e em 20 anos deverá ser comercializado em outros países.

 

Para saber mais sobre o comportamento do consumidor e as consequências para os negócios, não perca a 14ª edição do Conarec

O que: Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente (Conarec)
Quando: 13 e 14 de setembro
Onde: Hotel Transamérica
Realização: Grupo Padrão, Revista Consumidor Moderno
Mais informações: www.conarec.com.br ou pelo telefone 3125-2215